Vidroplano
Vidroplano

Especial Dia da Engenharia: obras com vidro estrutural que impressionam

Postado em 10/04/2019 às 10:00

11054427_704111853032782_8307412692746191732_o

No dia 10 de abril é comemorado o Dia da Engenharia, área que possibilita a aplicação perfeita e segura do nosso material e que torna possível a execução de projetos surpreendentes. No segmento vidreiro, um dos usos mais legais e que exigem muitos cálculos dos engenheiros é a utilização do vidro de forma estrutural.

O que é vidro estrutural?

Chamamos de vidro ou envidraçamento estrutural instalações em que o próprio vidro suporta os esforços de vento e o peso da estrutura envidraçada, uma vez que seu grande diferencial é dispensar o encaixilhamento. Pode ser usado na forma de fachada, pilares, colunas ou vigas, entre outras.

As lojas da Apple, por exemplo, quase sempre utilizam o recurso e, recentemente, na revista O Vidroplano, nós mostramos casos recentes disso. A seguir, separamos também algumas das aplicações de vidros estruturais que desafiaram bastante esses profissionais.

Forever 21Loja de vidro

O cubo de vidro da loja da rede americana de vestuário Forever 21, localizada no shopping center Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro, é um exemplo. O projeto, criado pela Paulo Baruki Arquitetura e executado pela Inovention do Brasil, tem na transparência um elemento chave. Para isso, aplicou-se nosso material de forma estrutural: placas de vidros temperados laminados nas fachadas e no teto.

Gangorra na Glasstec

gtl-gangorra

Na última Glasstec, mais precisamente na mostra Glass Technology Live, uma gangorra com 10 m de comprimento, formada por onze placas laminadas de low-iron (vidro com baixo teor de ferro) chamou muita atenção. Construída pelo escritório de engenharia Eckersley O’Callaghan, em parceria com a processadora alemã Sedak, a gangorra pesava mais de 1t, sendo um exemplo claro de como a habilidade dos engenheiros com o vidro estrutural é sem limites!

Apple Store 

11146392_704111899699444_7154141268688774699_o

As famosas lojas de vidro da Apple não podiam ficar de fora dessa lista, não é mesmo?

E mais uma vez a equipe Eckersley O’Callaghan dá as caras, desta vez, em parceria com os arquitetos do Foster + Partners, ao projetarem a “Lanterna de Vidro” – como é conhecida popularmente. A filial da marca, localizada em Istanbul, foi considerada pela agência de patentes US. Patent and Trademark Office como “a mais pura forma de design em vidro estrutural”.

Teatro Steve Jobs 

1859_fp628256

A mesma equipe foi responsável pela obra que ganhou o prêmio de engenharia Structural Awards 2018. Estamos falando do teatro de Steve Jobs, posicionado no topo de uma colina, dentro do Apple Park na Califórnia, nos Estados Unidos. A obra, que é conhecida por ser a maior do mundo suportada apenas por vidro, foi inaugurado em 2017, em homenagem ao magnata americano.

Hospital Moriah

hospital-moriah501

De volta ao Brasil, um bom case de ousadia destes profissionais é o Hospital Moriah, em Moema, São Paulo. O empreendimento foi construído sobre o prédio que antes abrigava a Rede Record de televisão e que passou por um verdadeiro retrofit para abrigar os pacientes, acompanhantes e todos os funcionários do hospital.

A intenção era de que o projeto seguisse conceitos de respeito ao espaço público e sustentabilidade. Por isso, o prédio foi recoberto tanto em sua face frontal como na lateral por uma fachada de vidro estrutural curva dividida em duas partes, com o aspecto de duas grandes meias cúpulas.

Confira as fotos a seguir!

Marcadores:

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters