Vidroplano
Vidroplano

Fachadas invisíveis: três projetos espelhados que “enganam nossos olhos”!

Postado em 29/05/2019 às 11:51

IM_1(Ross_Campbell)

Que espelhos brincam com a percepção não é novidade. Mas quando revestem uma casa inteira ou são instalados justamente para nos “enganar”, as superfícies espelhadas ganham ainda mais nossa atenção. É o caso dos três projetos que você verá a seguir!

Casa de espelho (Mirror house)

Localizada no meio da floresta de Noorderplassen-West, na cidade de Almere, na Holanda, a casa foi desenhada para um concurso de arquitetura que tinha como objetivo a criação de edificações que conversassem com o meio exterior. Planejada pelo arquiteto sueco Johan Selbing e pelo paisagista suíço Anouk Vogel, a residência tem todas as suas fachadas (frontal, laterais e dos fundos) cobertas por um vidro reflexivo. Até mesmo a porta de entrada é revestida com espelho.

Como está em uma área aberta da floresta, cercada de verde por todos os lados, ela acaba refletindo as árvores no entorno que, de certa forma, funcionam como uma camuflagem. Porém, além de refletir a paisagem em volta, o vidro tem outra grande vantagem: torna impossível que se veja dentro do imóvel. Já quem está dentro consegue ver tudo lá fora.

Mirante (Look out)

Desenhado e construído por Angus Ritchie e Daniel Tyler, o mirante é uma estrutura de madeira revestida com aço inoxidável e espelho laminado de 12 mm. O resultado é um cubo de 2,44 x 2,44 m fincado no meio da paisagem de um parque nacional escocês, surgindo e desaparecendo de vista conforme o visitante se move em direção Ao objeto.

Nele, foram colocados dois assentos para contemplar a bela paisagem, e uma terceira vista também pode ser experimentada através dos reflexos das paredes de espelhos. Certamente uma experiência única.

Instalação de arte (Maraya)

Conhecida como “Maraya”, a obra arquitetônica ao estilo land art (tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra artística, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra) foi desenha pelo estúdio italiano Gio forma e está localizada em Mada’in Salih, na Arábia Saudita.

A instalação espelhada, que abriga um teatro e uma exposição interativa de “espaços culturais”, consiste em um cubo gigante totalmente coberto com painéis refletivos, cujo propósito é ressaltar o entorno em vez de competir com ele.

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Vidro

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters