Vidroplano
Vidroplano

Instalação de vidro cria efeito visual e faz Torre Eiffel “desaparecer”

Postado em 09/01/2020 às 11:54

escultura-paris-caleidoscopio-blog

Paris é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro. Em 2018, no último dado disponível a respeito, a capital francesa atraiu 89,4 milhões de visitantes estrangeiros, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas. Até o final de 2020, são esperados 100 milhões de visitantes na chamada Cidade Luz .

Entre as atrações mais procuradas, está o principal símbolo de Paris, a Torre Eiffel. Mas, já imaginou como a paisagem local seria caso o monumento — que, inclusive, tem um piso de vidro — simplesmente desaparecesse?

Essa é a proposta do artista francês Vincent Leroy, conhecido por criar esculturas em movimento. O “desaparecimento” da Torre Eiffel é possível graças à ilusão óptica causada pela instalação composta por lentes de Fresnel – frequentemente utilizadas em faróis e lupas – encapsuladas entre dois vidros.

A instalação, que recebeu o nome de Les Grands Kaléidoscopes (em tradução livre, os grandes caleidoscópios), cria um visual fragmentado da torre. Segundo o artista, o principal objetivo da sua nova obra é questionar a realidade e precisão da visão humana por meio de um jogo enigmático e intrigante.

Para compor a nova experiência proposta por Leroy, a instalação conta também com uma trilha sonora composta pelos principais sons da torre, como os barulhos do elevador e de pessoas caminhando.

A nova atração de Paris está localizada na praça do Trocadéro, localizada no topo da colina de Chaillot.

Confira mais detalhes da presença do nosso material neste projeto:

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Arquitetura

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters