Vidroplano
Vidroplano

Prisão em Portugal substitui grades pela segurança do vidro

Postado em 18/09/2019 às 11:02

Sem título

Celas maiores, áreas amplas, jardins e vidro no lugar do ferro. Serão assim as novas cadeias de Ponta Delgada e Montijo, em Portugal, valorizando o conceito de que as prisões não são simples instrumento de punição, mas principalmente de reintegração — sem deixar a segurança de lado.

As novas prisões propõem uma mudança de paradigma. O projeto mostra fluidez, espaços verdes e cor. Estão previstos ainda áreas para atividades físicas e a preservação do contato com elementos naturais — com a ajuda do nosso material. Assim, espera-se o aumento do equilíbrio emocional dos detentos, ajudando-os a serem capazes de se reintegrar à sociedade tornando a prisão um lugar “mais útil”.

“Vidros mais resistentes do que o ferro”

Jorge Mealha, arquiteto responsável pelo desenho das novas prisões, esclarece que a ausência de grades não se opõe à segurança do estabelecimento prisional: na verdade, a solução encontrada em substituí-las por vidro visa a possibilitar maior visibilidade sobre as áreas de circulação, facilitando a vigilância e o controle dos espaços interiores e exteriores.

A ideia do uso do nosso material, além de ampliar as condições de vida dos reclusos, busca também melhorar o trabalho dos funcionários que, na sua maioria, passam mais tempo no presídio do que os próprios detentos.

As novas prisões serão também mais sustentáveis no que refere ao uso de energia com origem em combustíveis fósseis. Uma das alternativas a serem empregadas é a energia solar fotovoltaica.

As obras das novas prisões devem ser concluídas em até três anos.

CTA 3

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Vidro

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters