Vidroplano
Vidroplano

Skyglass Canela: detalhes da maior plataforma de vidro sobre cânion do mundo

Postado em 25/02/2021 às 11:41

sky-glass2

A capa da edição deste mês de O Vidroplano mostrou uma obra histórica para o setor vidreiro brasileiro: o Skyglass Canela, complexo na cidade de Canela (RS) que abriga a maior plataforma de vidro sobre cânion do mundo. O projeto, inaugurado em dezembro, é tão impressionante que vale entrar nos detalhes sobre sua construção.

Segundo Adriane Wender e Miguel del Río Francos, arquitetos responsáveis pela obra, a ideia do empreendimento partiu do empresário catarinense Moacir Luiz Bongo, cuja vontade era promover o turismo no local de forma sustentável e inovadora. “O projeto foi rascunhado por ele e, ao longo dos anos, foi se modificando até chegar ao que é hoje. Mas o primeiro elemento imaginado sempre foi a plataforma de vidro”, explica Adriana. “A ponta da plataforma é toda envidraçada, mas seu começo é de gradil, então o visitante não imagina que poderá observar sem interferência todos os ângulos de um cenário paradisíaco.”

Para os arquitetos, nosso material proporcionou uma super clareza ao entorno da atração, a ponto de os visitantes às vezes sequer enxergarem a estrutura, além de fornecer a sensação de se estar flutuando sobre o Vale da Ferradura. “Escolhemos o vidro extra clear por nos dar essa transparência necessária para tornar a experiência ainda mais marcante. O fato de as chapas não terem a cor esverdeada foi um diferencial, pois queríamos deixar a paisagem perfeita falar por si, sem distorcer as cores da natureza”, comenta Miguel.

Os vidros aplicados no Skyglass Canela são da Cebrace, tendo sido processados pela Unividros.

Skyglass Canela
O complexo está localizado no Vale da Ferradura, a 360 m de altura sobre o rio Caí. A plataforma de observação presente ali tem 68 m de extensão, sendo 35 sobre o Vale, recorde mundial para construções em cima de cânions. O espaço conta ainda com o Abusado, um monotrilho instalado abaixo da plataforma, e o Memorial do Ferro de Passar, museu com cerca de 300 peças referentes a esse utensílio milenar.

Quer visitar o Skyglass Canela?
Endereço: Estrada Municipal CNL 350, 9.800, Zona Rural, Canela, RS

Funcionamento: todos os dias, das 9 às 18 horas

Ingressos: de R$ 40 a R$ 170

Mais informações: www.skyglasscanela.com.br

Confira as fotos a seguir!

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters