Vidroplano
Vidroplano

Vidro aparece em nova sede do Comitê Olímpico Internacional

Postado em 24/07/2019 às 10:38

sede-olimpica-vidro (5)

Na última terça-feira (23), quando é comemorado o Dia do Atleta Olímpico, o Comitê Olímpico Internacional (COI) celebrou seu 125º aniversário. Para marcar a data, inaugurou sua mais nova sede em Lausanne, na Suíça. A estrutura foi projetada pelo escritório dinamarquês 3XN, seguindo princípios do esporte, como flexibilidade, sustentabilidade, colaboração e transparência. Dentro desses conceitos, claro, coube o vidro. O material ajudou a Olympic House, como é chamado o prédio, a ser um exemplo impressionante de design de ponta.

Um QG envidraçado

O projeto de três andares conta com fachada dupla (cada uma delas com 194 painéis de vidro), de traços ondulados que remetem ao movimento. A fachada interior tem 2.300 m², e é fixada com juntas de silicone. Já a exterior tem 3.100 m², e seus painéis estão dispostos como se fossem brises. O interessante é que cada peça tem formato único, conforme especificação do projeto.

Nosso material também está presente no interior da estrutura, em claraboias que permitem a entrada de luz natural. As escadas em formato de espiral simbolizam os cinco anéis olímpicos (imagem) e, intencionalmente, exigem que os usuários caminhem um pouco em cada andar para alcançar o próximo nível, estimulando a interação e a colaboração entre todos.

sede-olimpica-7

Os arquitetos apostaram ainda em painéis solares fotovoltaicos no telhado, para a geração de energia elétrica. Controles permitem personalizar a temperatura e a iluminação dos ambientes e até mesmo o mobiliário é sustentável.

No geral, a Olympic House é mais que um edifício moderno que se integra perfeitamente ao ambiente de seu entorno, como é possível ver na imagem abaixo. Também é um exemplo de que o vidro, a sustentabilidade e a integração caminham juntos.  Não à toa, o espaço já é considerado um dos edifícios mais sustentáveis da Suíça.

sede-olimpica-vidro (4)

Veja mais imagens a seguir.

CTA 3

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Vidro

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters