Vidroplano
Vidroplano

Vidro é utilizado em esfera projetada por Oscar Niemeyer

Postado em 29/06/2020 às 5:54

esfera

Brasília, Catedral Metropolitana do Distrito Federal e Museu de Arte Contemporânea de Niterói são algumas das obras mais célebres de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro de fama internacional.

Morto em 2012, ele deixou mais esta contribuição para a arquitetura, a chamada “Esfera de Niemeyer”. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma esfera localizada no topo de uma fábrica de bondes e guindastes ferroviários do século 19, em Leipzig, na Alemanha.

O projeto, idealizado em 2011, é um dos últimos elaborados pelo arquiteto antes de falecer. O esboço é assinado por Niemeyer, mas os demais detalhes são do arquiteto Jair Velara.

Assim como em outras obras, a genialidade e a ousadia do arquiteto estão presentes, principalmente pelo fato de ele ter optado por utilizar a forma circular, uma das mais complexas em se tratando de arquitetura.

Com 12 m de diâmetro, a esfera abriga cafeteria, bar e sala de descanso, para serem utilizadas pelos funcionários da fábrica. E mais uma vez o vidro é destaque em uma obra inovadora: a esfera conta com painéis do material em sua fachada.

Além de vidro, cinquenta moldes de madeira produzidos manualmente também se sobressaem no projeto.
A previsão é de que a obra seja concluída ainda neste ano.

Confira as imagens:

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Arquitetura

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters