Vidroplano
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Como sobreviver em 2016

18/12/2015 - 12h36

Escrito por Alexandre Slivnik

Durante o 12º Simpovidro, ouvimos que, na atual situação do País, não adianta esperar soluções do governo. São as empresas que devem procurar soluções para os seus problemas. Por isso, publicamos este mês o artigo abaixo.

Dê direção à sua empresa

O Brasil vive uma de suas maiores crises, sem sinais de melhora a curto prazo. Há duas opções nesse momento: apontar culpados — o que não adianta — ou mudar, se reinventar, rever planos e metas para sobreviver em 2016. Analisemos um caso em particular. Um empresário criou uma marca de roupa baseado na sua habilidade de produzir peças de vestuário. Achou que isso bastaria para abrir negócio, mas seu talento não foi o suficiente para saldar os custos de contas acumuladas. Viu então que precisava estudar, traçar um plano de negócio e ficar atento ao mercado. Fez melhorias nas vitrinas, treinou sua equipe no atendimento ao cliente, investiu em cursos e consultorias. Além de vender mais, seus colaboradores passaram a encantar os clientes e tornar aquela experiência única. Isso mostra que as pessoas sabem o que devem fazer, mas não o fazem. Nada vai acontecer se não partirem para a ação. Aqueles que alcançam o sucesso têm pelo menos dez atributos: motivação, foco, iniciativa, inteligência emocional, ética, comprometimento, resiliência, criatividade, persistência e busca por autodesenvolvimento. Para o próximo ano, dê à sua empresa a direção que lhe interessa. Busque novas soluções. Só assim será possível se destacar na multidão. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a se planejar para 2016:

1. Reflita sobre o ano que passou
Analise a situação da empresa, veja como o mercado e o consumidor estão se comportando frente ao seu produto. Com essas informações, é possível se antecipar a períodos de instabilidade.

2. Trace metas realistas
Defina metas para noventa dias. Assim, é possível acompanhá-las melhor e corrigir possíveis erros. Para definir a gestão dessas metas, considere também seus colaboradores, pares, fornecedores e clientes.

3. Invista em treinamento e qualidade
Nunca é tarde para treinar sua equipe! Surpreenda seus funcionários, entenda suas necessidades, crie uma conexão emocional com eles. Faça com que sua equipe vista a camisa da empresa e supere as expectativas dos clientes.

4. Cultura forte
Uma organização com missão definida ganha credibilidade com o seu time, pois suas ações provam o que fala. Assim, será respeitada não só pela sua equipe, como também pelos seus clientes.

Fale com eles!
Alexandre Slivnik é autor dos livros O Poder da Atitude e O Poder de Ser Você. Tem 17 anos de experiência na área de Recursos Humanos e treinamento. www.slivnik.com.br



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