Vidroplano
Vidroplano

Companheiros de soluções e inovações

22/10/2018 - 09h00

Assista ao vídeo com as novidades da Fesqua 2018

Vidros e esquadrias andam sempre lado a lado — e isso ficou bastante claro na Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua). Em sua 12ª edição, o evento, realizado de 12 a 15 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista, recebeu 45 mil visitantes em busca das principais inovações e soluções desenvolvidas pelas quatrocentas marcas expositoras.

Além de muitas empresas do nosso setor terem marcado presença, o vidro também foi assunto nas atividades paralelas, como o 11º VidroSom — Seminário Soluções Acústicas em Vidro, promovido no dia 14 (saiba mais clicando aqui), e a palestra O mundo é de vidro — Saindo do comodismo, ministrada por Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro.

A seguir, O Vidroplano lista algumas das principais novidades para o setor vidreiro nacional. Confira!

vp_fesqua-3mA 3M, fabricante de fitas de dupla face para envidraçamento estrutural, chamou atenção exibindo uma máquina de sua parceira TAS Equipamentos em operação (foto): ela aplica a fita, automaticamente, em todo o perímetro dos painéis. Isso, de acordo com a empresa, proporciona maior agilidade e precisão no trabalho e facilita a instalação de peles de vidro.

vp_fesqua-agmaqDentre os equipamentos apresentados pela Agmaq, via-se sua mesa de corte automática MFCA (foto), com opções para trabalhos com float, jumbo ou impresso. Também foi divulgado o software AG 4.0, que traz indicadores da produtividade, como tempo real do corte e período de ociosidade da máquina. Por ora, ele pode ser usado apenas na MFCA, mas logo a empresa lançará versões compatíveis com outros equipamentos.

vp_fesqua-blglassNa BL Glass, os visitantes puderam ver a linha de persianas da espanhola Gaviota; molas de piso hidráulicas para portas de vidro da marca Action (foto) — modelos MA 5000, MA 7500 e MA 9000; e o suporte Hook para a fixação de espelhos: o par, fixado à parede com parafusos, suporta até 100 kg.

vp_fesqua-divinalNosso material esteve por todos os lados no estande da processadora Divinal Vidros. Uma das aplicações mostradas foi uma grande divisória feita com peças de controle solar da linha BR Glass (foto), lançada este ano pela Cebrace, com incisões para formar a logomarca da empresa. Também foi possível ver de perto um boxe da linha Blindex+Segurança, com película de proteção PS4 aplicada ao vidro.

vp_fesqua-dormakabaNOVOO sistema Uniquin (foto), da dormakaba, teve seu lançamento mundial em 2018. Com ferragens de alumínio, oferece uma série de benefícios aos usuários, como isolamento acústico de 40 dB, acabamento sofisticado dos perfis e diversas possibilidades de customização, incluindo colocação de barra antipânico ou fechadura eletrônica no sistema.

vp_fesqua-garanteA processadora Garante destacou a versatilidade do seu trabalho na laminação de vidros. Em seu estande havia grande variedade de peças laminadas e multilaminadas, em diferentes cores, espessuras, composições e número de camadas.

vp_fesqua-glassinoxUm dos lançamentos da Glassinox, a dobradiça Soft (detalhe), podia ser conferida na porta de um dos boxes de seu estande: exclusiva, ela é totalmente de aço inox e inclui sistema anti-impacto para a abertura e fechamento da folha de vidro. A empresa também exibiu o boxe Esfera, de roldanas aparentes e fechamento até o teto, o que impede, segundo a expositora, a saída de vapor d’água durante o banho.

vp_fesqua-glasspartsNOVOEmpresas do mesmo grupo, Glassparts e GDS dividiram o espaço na feira apresentando uma série de soluções para o vidro. A primeira enfatizou o cortador manual Kstar, com roldana de tungstênio com ângulo que faz o trabalho com menos esforço e mais durabilidade. Já a última destacou a Fenda Flex (foto), suporte ajustável que trabalha com vidros de 4 a 10 mm. Feito de zamac, tem acabamento cromado.

vp_fesqua-glasspeçasA Glasspeças levou para o evento seu kit para portas articuladas (foto), lançado este ano. O sistema permite a instalação de até seis folhas de vidro móveis, sem guia inferior, e proporciona a abertura de até 95% do vão.

 

vp_fesqua-glastonEmbora a Glaston costume ser associada principalmente a maquinários, essa não é a única área de atuação da multinacional. Para a Fesqua, seus destaques foram acessórios para o trabalho com nosso material, como a cola ultravioleta e os cortadores manuais (foto).

vp_fesqua-gusmãoUma grande lavadora vertical, a Open Top LX 1600 (foto), dominou o estande da GR Gusmão. A máquina conta com uma série de dispositivos para a eficiência na limpeza dos vidros, como sistema para aquecimento d’água, rolos duplos e ajustes para trabalhar com peças de qualquer espessura de 3 a 12 mm. Outro lançamento foi a ventosa para gruas de 4 GB, com capacidade para levantar vidros de até 300 kg.

vp_fesqua-ideiaglassAgora, todas as linhas de ferragens da Ideia Glass podem ser adquiridas nas cores branca, cromada, dourada, preta ou rosé — a empresa exibiu as opções em seu estande (foto). Vale citar ainda a adoção de um tubo superior oval para a linha Elegance. De alumínio (com roldanas de latão), esse item confere mais resistência ao sistema no uso de portas envidraçadas de grandes dimensões.

vp_fesqua-inoxparNa área de guarda-corpos, a Inox-Par mostrou um novo chumbador (foto) para a ancoragem de perfis na obra. Inteiramente de aço inox 304, o produto, segundo a expositora, oferece alta resistência mecânica e também é seguro contra a corrosão.

vp_fesqua-kommerlingPara quem pretende instalar insulados em suas obras, o espaço da Kömmerling era o lugar certo graças às novas linhas de esquadrias de PVC. A porta de correr PremiDoor 76 (foto), por exemplo, foi desenvolvida para vidros triplos de até 5 m de comprimento e 3 de altura, suportando, no máximo, 450 kg por folha. Já o sistema PremiFold, para janelas, tem vedação com função autolubrificante para melhor deslizamento e permite abertura pivotante de todas as folhas.

vp_fesqua-olgacolorNOVOO novo sistema de esquadrias TMC (foto), da Olgacolor, comporta laminados ou temperados de grandes dimensões e é capaz de resistir a até 420 kg de carga. Segundo a fabricante, outro diferencial do produto, feito de alumínio, é a maior simplicidade na sua instalação.

vp_fesqua_perfilalumínioA Perfil Alumínio expôs novidades em esquadrias. A Mininal Frame, para residências de alto padrão, destaca o vidro, deixando o alumínio menos evidente. O Sistema Cust-K, para vidros laminados, destaca a empresa, oferece isolamento acústico a preços competitivos. A Euro Show, por sua vez, busca inspiração em linhas europeias, enquanto o sistema Wall Frame (foto) de fachadas unitizadas permite a instalação de iluminação de LED.

vp_fesqua-pkoA linha Blinds Glass (foto), da PKO do Brasil, esteve presente na Fesqua. Trata-se de vidros laminados com película interna de LCD customizada com desenhos, permitindo que partes da superfície fiquem opacas enquanto outras continuam transparentes. A processadora mostrou ainda a possibilidade de aplicações estruturais com laminados temperados.

vp_fesqua-qrailingA Q-Railing exibiu uma série de linhas novas para guarda-corpos. Duas delas foram a Q-Lights Linear Light, que conta com uma fita de LED integrada na base do sistema ou no corrimão de encaixe, e a Easy Glass Hybrid (foto), na qual os vidros são fixados com perfis estruturais tanto na parte inferior como na superior — isso dispensa o uso de montantes entre os painéis para guarda-corpos de até 3 m de comprimento.

vp_fesqua-screenlineO sistema Respira ES (foto), apresentado pela Screenline, é um trocador de ar por meio de filtro que ajuda na ventilação do ambiente mesmo com a janela fechada. Outras soluções da empresa na Fesqua eram as persianas internas em vidros insulados que podem ser abertas e fechadas manualmente por meio de um sistema magnético deslizante.

vp_fesqua-sglassEm seu estande, a Sglass divulgou seus fornos: os Standard e Evolution, para a têmpera de vidros de 3 a 19 mm; e o EVA FL 2333, para a laminação de vidros de até 2,30 por 3,30 m. Destaque-se também a máquina de corte Alpha Jet 2500 (foto): de alta produtividade e baixo custo operacional, faz o corte em vidros de 4 a 19 mm por meio de jatos d’água e pode ser aplicada em linhas automáticas ou ser usada de maneira individual.

vp_fesqua-spaceglassNOVOO estande da Space Glass foi planejado principalmente para o fortalecimento institucional da processadora no mercado de esquadrias. Mas é claro que o vidro foi um elemento marcante ali: refletivos cinza, da linha Habitat da Cebrace, foram usados nas amplas portas das salas de reuniões (foto).

vp_fesqua-unividrosA Unividros sempre impressiona com as estruturas envidraçadas que apresenta em diferentes feiras, e a Fesqua não foi exceção. A “árvore” com laminados curvos com filme fotovoltaico orgânico (OPV) da Sunew (foto), por exemplo, aliava sustentabilidade e estética. Os visitantes também podiam subir a grande escada espiralada com degraus multilaminados e serigrafia antiderrapante para ter uma visão panorâmica da mostra.

vp_fesqua-wrglassA WR Glass levou uma série de novidades na Fesqua. Um dos destaques foi o sistema Slide Back (foto) para fechamento automático de portas de correr: além de garantir suavidade na movimentação da folha de vidro, o produto também é fácil de instalar. Outra novidade foi o Kit Boxe, de aço inox, disponível nas opções dourada ou cromada (esta última, podendo ainda ter aspecto fosco ou escovado).

Este texto foi originalmente publicado na edição 550 (outubro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters