Vidroplano
Vidroplano

Conheça vidros de controle solar para residências

20/10/2021 - 12h24

Com a crise de abastecimento energético em curso e o verão, época de maior consumo de eletricidade, chegando em breve, a preocupação com a conta da luz aumenta. Indústrias geralmente apostam em sistemas modernos para gastar menos esse insumo, mas residências também têm soluções para a situação. Além das fontes de energia alternativas como a solar, cujos painéis são produtofeitos com nosso material –, uma opção essencial para a época atual são os vidros de controle solar, especialmente os voltados para o segmento residencial. Disponíveis no mercado há alguns anos, são uma ótima possibilidade de negócios para ser explorada pelas empresas do setor.

O Vidroplano conversou com fabricantes do produto, especialistas e arquitetos para conhecer suas aplicações na arquitetura e também o que fazer para aumentar ainda mais o alcance do material aos consumidores.

 

Casa com Vivix Performa Duo Cinza: dependendo da tipologia, esses vidros podem garantir não só o bloqueio do calor, mas também maior entrada de luz graças à transparência das chapas, superior à encontrada em alguns produtos direcionados à arquitetura comercial

 

Aceitação do público
Já se vão quase dez anos do lançamento da primeira linha de vidros de controle solar para residências – a Habitat, da Cebrace, apresentada ao segmento em 2012. De lá para cá, o conforto térmico e a eficiência energética se tornaram temas básicos em qualquer grande projeto arquitetônico. Mas e nas casas e prédios projetados para moradia, isso também ocorreu?

“Vejo que há uma boa aceitação no mercado. Finalmente, os projetistas começam a enxergar o vidro de controle solar como uma solução mais sensata em obras novas, no lugar da tradicional aplicação de películas após a construção”, aponta o engenheiro Fernando Simon Westphal, consultor técnico da Abividro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “É importante salientar que muitos empreendimentos residenciais exigem vidros menos refletivos do que os comerciais, pois dispõem de áreas menores de janela. Em muitos casos, os vidros mais transparentes, com menos reflexão, são mais adequados, permitindo maior aproveitamento da luz natural.”

especial-revista2

 

Patrícia Spinosa, gerente da Rede Habitat da Cebrace, comenta que seus produtos estão instalados em milhões de m² de obras pelo País, comprovando a maior exigência dos consumidores apontada pelo professor Westphal. “Claro, há muito a ser explorado em termos de conhecimento e disseminação de informações sobre esse vidro com tecnologia diferenciada, mas a Cebrace trabalha nesse sentido por meio de treinamentos com especificadores, pontos de venda e comunicação digital”, explica Patrícia.

Segundo a arquiteta Cláudia Guimarães, do escritório mineiro Dávila Arquitetura, o crescente uso dos vidros de controle solar teve como principal marco a publicação, em 2013, da norma técnica ABNT NBR 15575 — Edificações habitacionais – Desempenho. “Esse vidro tornou-se uma das maneiras de garantir o atendimento dos níveis de conforto térmico e lumínico exigidos pelo documento. Em sua maioria, nossos clientes são construtoras e entre as quais existe a conscientização da necessidade da aplicação desse material”, comenta.

 

especial-revista3

 

Na mostra de decoração Campinas Decor deste ano, a designer de interiores Vani Mazoni usou SunLight, da Guardian, em seu Espaço Conexão. O material foi empregado em uma janela com incidência do Sol, de forma a oferecer conforto térmico aos visitantes que passavam pelo ambiente

 

O que muda?
Além das estratégias comerciais para alcançar o consumidor residencial, existem diferenças entre essas linhas e as de controle solar “tradicionais”? Viviane Sequetin, gerente de Marketing da Guardian, explica: “Para o desenvolvimento dos produtos, são definidos os principais atributos necessários especificamente para atender as necessidades e tendências do setor residencial, incluindo o bem-estar dos usuários, com foco no conforto e buscando a combinação ideal entre entrada de luz e bloqueio de calor”. De forma geral, ela aponta, as linhas contam com vidros neutros, os quais oferecem alta transmissão luminosa e baixa reflexão interna e externa – a combinação ideal para residências.

Portanto, a diferença está nas especificações técnicas. O processo de produção é o mesmo de outros vidros com revestimento, sendo dividido em dois tipos: online ou offline. No online, os materiais metálicos que compõem a camada de proteção solar são depositados em uma das faces da chapa na própria linha de produção do float, como explica Luiz Barbosa, gerente técnico de Vendas da Vivix: “Pelo fato de a peça ainda estar quente, esses materiais se fundem a ela, fazendo com que a camada adquira a mesma resistência mecânica do vidro”. Já no offline, essa etapa se dá em uma linha independente, própria para isso, utilizando um equipamento à vácuo chamado coater.

“O maior desafio está no entendimento das demandas desse mercado”, afirma Patrícia Spinosa, da Cebrace. “Como vivemos em um país tropical, com alta incidência solar, para termos integração de espaços dentro de casa sem abrir mão do conforto, esse vidro é o melhor aliado.”

E o apelo pelo item não vem apenas de sua característica principal, como argumenta Westphal: “Muitos guarda-corpos são executados com vidros de controle solar laminados por questões estéticas. Com o tempo, o uso naturalmente vai se expandindo para as janelas de dormitórios e salas, à medida que se aumenta a demanda e há redução no preço dos produtos”. A tendência da aplicação de laminados para melhorar o desempenho acústico das esquadrias pode facilitar a utilização de um vidro de controle solar nessa composição. “No caso, o incremento no custo fica muito menor do que comparado a uma situação original com vidro monolítico”, exemplifica o professor.

 

para-sua-vidraçaria7

 

Em vãos que recebem diretamente luz natural ao longo do dia, o vidro de controle solar ajuda na preservação dos móveis e demais objetos no interior da residência, principalmente itens estofados, com maior tendência para desbotar e perder a cor original

 

Dinheiro no bolso
A economia trazida pelos vidros de controle solar se dá em várias frentes. “A primeira, e mais óbvia, por permitir a entrada de luz natural ao longo do dia, o que reduzirá a necessidade de luz artificial. A segunda, por reduzir a utilização de equipamentos para climatizar o ambiente interno, como ar-condicionado, climatizadores e ventiladores”, reforça Luiz Barbosa, da Vivix. “Diante dos aumentos sucessivos da tarifa de energia, é imprescindível que o consumidor adote medidas para garantir o consumo racional”, reforça Viviane, da Guardian. De acordo com ela, os vidros de controle solar podem reduzir em até 75% a entrada de calor em uma casa – dependendo da tipologia do produto.

Na prática, isso pode ser confirmado? Segundo Westphal, em estudo recente do qual participou, feito por simulação computacional para um apartamento de três dormitórios em São Paulo, o uso desse material conseguiria reduzir o consumo de energia em climatização em cerca de 25%. Isso demonstra a eficácia da solução além da teoria.

E os benefícios não ficam restritos à economia na conta no fim do mês. “À parte do conforto ambiental, devemos pensar também em benefícios para a saúde, uma vez que os raios UV são prejudiciais ao corpo humano — e esses produtos são capazes de barrar boa parte deles para fora das edificações”, alerta a arquiteta Cláudia Guimarães.

Portanto, da próxima vez que pensar em uma casa confortável, lembre-se de que os vidros de controle solar podem exercer papel fundamental para o aconchego do lar.

 

para-sua-vidraçaria8

 

Em Brasília, o residencial Via Ômega, projetado pelo escritório Dávila Arquitetura, ganhou design modernista, com marquises no térreo e painéis de azulejos nas áreas comuns. Na fachada, panos de vidros de controle solar com o objetivo de amenizar o forte calor da capital brasileira

 

As soluções disponíveis
Confira alguns dos materiais indicados para aplicação em residências:

Habitat
Pensada exclusivamente para o clima brasileiro, a linha da Cebrace foi a pioneira no País a ser desenvolvida a partir da necessidade de conforto térmico e estético para esse tipo de construção. Bloqueia quase 100% dos raios ultravioleta (UV), protegendo móveis do desbotamento precoce.

ClimaGuard SunLight
Com capacidade de bloquear duas vezes mais calor do que um vidro comum, o vidro da Guardian permite a entrada adequada de luz solar, evitando o efeito de ofuscamento no ambiente interno.

Vivix Performa
Lançada há pouco mais de três anos, também é um produto exclusivo para o clima nacional, embora não seja direcionado apenas para o segmento residencial. Barra a entrada de até 65% da radiação solar direta incidente.

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters