Vidroplano
Vidroplano

Em casa de vidreiro, estande segue as normas

19/02/2018 - 19h31

As normas técnicas são um tema com enorme visibilidade hoje em dia — seja pela presença em reportagens na imprensa ou pelo interesse dos profissionais vidreiros no assunto, especialmente os vidraceiros. E, em uma feira sobre vidro, ganham ainda mais importância. Por isso, a NürnbergMesse Brasil, organizadora da Glass South America, e a Abravidro, parceira exclusiva, trabalham juntas para o uso correto de nosso material nos estandes.

Segurança e ética
Durante a última edição da mostra, em 2016, vidraceiros perceberam que alguns expositores aplicaram vidros fora das normas em seus estandes.

“Após uma conversa com a Abravidro, decidimos que precisávamos agir, pois algumas empresas expositoras realmente não respeitaram as regras de instalação”, explica Diego Carvalho, diretor de Portfólio da NürnbergMesse Brasil. “Como somos uma feira de negócios que representa o setor, vamos adotar medidas mais rígidas de montagem e fiscalização, para garantir um evento seguro, ético e sem riscos de acidente.”

Fiscalização
Assim, para tornar correta a aplicação do material, foi produzido o Guia de aplicação do vidro, documento baseado na ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, o qual deverá ser seguido por todas as participantes da mostra. O guia, exclusivo para essas empresas, é enviado por e-mail, junto com o Manual do expositor.

Fiscais da NürnbergMesse Brasil terão apoio e orientação do corpo técnico da Abravidro durante todos os dias de montagem no pavilhão. Esse grupo será responsável por encontrar erros de instalação e notificar o expositor. É importante ressaltar que as empresas que não estiverem de acordo com as normas relacionadas no guia estarão passíveis de multa.

Cadastre-se já na Glass South America 2018!
Sua participação na maior feira vidreira da América Latina pode ser feita em www.glassexpo.com.br/pt/credenciamento. O evento este ano acontece em casa nova: no São Paulo Expo, na capital paulista, de 9 a 12 de maio.

Requisitos para instalação de vidros nos estandes da Glass South America 2018
regras_glass

REGRA GERAL
Os vidros verticais instalados abaixo de 1,1 m em relação ao piso, seja interno ou externo, em qualquer pavimento, devem ser de segurança.

Para cada aplicação, é preciso verificar quais são os tipos de vidro de segurança (temperado, laminado ou aramado) exigidos pela norma NBR 7199, pois, em algumas, somente o laminado e o aramado são permitidos.

PORTAS, VITRINES E DIVISÓRIAS (vidros verticais suscetíveis ao impacto humano)
Abaixo da cota de 1,1 m em relação ao piso, todos os vidros devem ser de segurança, independente do pavimento em que estejam instalados.

Os vidros permitidos são:

– Temperado
– Laminado
– Aramado
– Insulado (composto com os vidros acima)

Acima da cota de 1,1 m em relação ao piso, além dos vidros de segurança citados, podem ser aplicados o float ou impresso, desde que encaixilhados ou colados em todo o perímetro.

GUARDA-CORPOS
Os vidros permitidos são:

– Laminado
– Aramado
– Insulado (composto com os vidros acima)

Em instalações que exijam maior resistência mecânica do vidro, como aplicação autoportante, o laminado deve ser composto por temperados.

Além de utilizar apenas os vidros permitidos, listados acima, os guarda-corpos devem atender a NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação, que especifica as condições mínimas de resistência e segurança para o sistema.

FACHADAS (vidros verticais)
Abaixo da cota de 1,1 m em relação ao piso

A partir do 1º pavimento (incluindo o próprio) e no pavimento térreo dividindo ambientes com desnível superior a 1,5 m, são permitidos somente os seguintes vidros:

– Laminado
– Aramado
– Insulado (composto com os vidros acima)

No pavimento térreo, quando não houver desnível superior a 1,5 m, além dos vidros de segurança laminado e aramado, também é permitido utilizar o temperado.

Acima da cota de 1,1 m em relação ao piso
Além dos vidros de segurança citados, também são permitidos utilizar o float ou o impresso, desde que encaixilhados ou colados em todo o perímetro.

BOXES DE BANHEIRO
Conforme a NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, os vidros permitidos são:

– Temperado
– Laminado
– Temperado com película de segurança

Importante: a NBR 14207 determina que, em caso de quebra, o boxe de vidro temperado com película de segurança deve permitir pelo menos um movimento de abrir e fechar da porta e os fragmentos do vidro devem permanecer presos à estrutura por, no mínimo, duas horas após a quebra.

Este texto foi originalmente publicado na edição 542 (fevereiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters