Vidroplano
Vidroplano


5 dicas para instalar vidros de grandes dimensões

23/01/2020 - 11h17

Se você é vidraceiro, o fornecimento e a instalação de vidros de grandes dimensões podem fazer parte da sua rotina de trabalho. O trabalho com esse tipo de material requer atenção, e muitas dúvidas podem surgir durante o processo.

Pensando em ajudá-lo a garantir a segurança do seu trabalho, selecionamos algumas dicas essenciais. Confira!

 

1- Consulte as fabricantes de ferragens
Encontrar ferragens para vidros de grandes dimensões é um dos principais desafios dos vidraceiros. Por isso, procure as empresas que fabricam esses produtos: elas poderão esclarecer as dimensões e peso máximos que suas ferragens são capazes de suportar. Além disso, algumas delas aceitam pedidos para desenvolver produtos especiais com dimensões e espessuras variados, de acordo com a necessidade do cliente.

 

2- Veículos especiais para vidros especiais
Vidros de grandes dimensões devem ser transportados em inloaders ou caminhões trucados. Vidraçarias não costumam dispor desses veículos; nesse caso, vale consultar as processadoras que forneceram as peças para verificar a disponibilidade da entrega ser feita na própria obra.

 

3- Atenção no manuseio
O ideal para peças de grandes dimensões é que elas sejam controladas com equipamentos, como guindastes ou carrinhos. Caso seja indispensável que os próprios instaladores carreguem a peça, ela deve ser levada por três ou quatro pessoas, na vertical, apoiada pelas bordas.

 

4- Mantenha o vidro em segurança
O ato de apoiar a peça de forma inadequada pode levar à sua quebra. E, se a ruptura de um vidro de tamanho convencional já representa prejuízo para o vidraceiro, imagine a de um painel jumbo (que pode custar mais de R$ 30 mil)? Por isso, garanta que o produto esteja bem protegido desde seu transporte e armazenamento até sua instalação.

 

5- Considere a funcionalidade da instalação
Não adianta ter uma porta gigante de vidro se ela emperrar na hora de abrir ou fechar. Por isso, seja qual for a finalidade do vidro de grandes dimensões (aplicação como porta, fachada, etc.), garanta que o sistema dispõe das condições necessárias para seu funcionamento adequado.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters