Vidroplano
Vidroplano


7 dicas para carregar vidro com segurança

09/09/2020 - 15h27

Manusear, carregar e descarregar vidro são atividades que fazem parte da rotina de vidraçarias, processadoras e distribuidoras. Para evitar que algum profissional entre no automático e esqueça de seguir instruções importantes, listamos sete dicas.

1. EPIs sempre!

safety construction

 

Os profissionais responsáveis pela tarefa de carregar o vidro devem sempre lembrar que os equipamentos de proteção individual (EPIs) são indispensáveis. Sendo assim, utilize:

– Óculos de segurança;
– Luvas anticorte;
– Mangotes anticorte;
– Bota com biqueira;
– Capacete (quando as peças forem carregadas acima da altura da cabeça).

 

2. Sem atritos
Os vidros devem ser colocados no estoque ou no caminhão da maneira correta. Para isso, utilize intercalários (como papelão ou plástico bolha) entre as superfícies do material. O contato entre as peças, seus cantos e bordas deve ser evitado!

 

3. Posição certa, problema evitado
A posição correta de carregar vidros é na vertical. Jamais carregue o material deitado na caçamba do veículo de transporte.

 

4. Não se esqueça dos cavaletes
Os vidros precisam ser travados nos cavaletes (amarrados com cordas, por exemplo). Além disso, os próprios cavaletes devem ser fixados, usando cinta com travas.

 

5 . Aquela ajuda que faz a diferença
Para evitar acidentes ou a quebra dos vidros, lembre-se sempre de que peças de tamanho médio ou grande precisam ser carregadas por, no mínimo, duas pessoas.  Segundo a NR17  —  Ergonomia, o transporte de cargas pelo trabalhador não deve comprometer sua saúde ou segurança. Especialistas recomendam que homens acima de 18 anos carreguem, no máximo, 40 quilos.

 

6. Não improvise
Para que o trabalho seja realizado de maneira segura, nada de improvisar. Não use, por exemplo, tábuas como rampa para os funcionários carregarem ou descarregarem os vidros, pois elas oferecem risco de queda.

 

7. Diminua a distância
É ideal que a distância entre o espaço de estoque e transporte do vidro seja a menor possível.  Assim, o carregamento do vidro será menos trabalhoso. Por isso, na hora de projetar os espaços em sua empresa, leve isso em consideração.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters