Vidroplano
Vidroplano


Abravidro discute ABNT PR 1010 no 12º Tecnovidro

29/11/2021 - 10h17

A 12ª edição do Tecnovidro, programa de qualificação desenvolvido pela Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid) e pelo Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG), foi realizada na última quarta-feira (24). Este ano, o formato do evento – que fez parte da programação do MinasCon (Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção) – foi o de uma grande mesa de debates para conversar sobre a prática recomendada ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil e a aplicabilidade dela no dia a dia de especificadores formados e em formação e também pelo próprio setor vidreiro.

A Amvid e o Sinvidro-MG organizaram o 12º Tecnovidro em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O patrocínio ficou por conta do portal Vidro Certo. Além da Abravidro e Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), apoiaram o evento as empresas AGC, Cebrace, Guardian, Reflex Tempervidros e Vivix.

Porta de entrada para a normalização dos vidros
A mesa de debates foi conduzida por Alessandra Rodrigues, diretora-executiva da Amvid e do Sinvidro-MG. Representando a Abravidro, Vera Andrade, sua coordenadora técnica, explicou que a prática recomendada é um novo modelo de documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que permite abordagem mais didática, com mais flexibilidade na apresentação do conteúdo. No caso da ABNT PR 1010, seu objetivo é esclarecer as determinações de normas referentes ao nosso material, principalmente a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, com linguagem mais simples e acessível para o público não especialista, além de fotos e ilustrações coloridas e menos técnicas.

Vera também mostrou alguns conteúdos dessa prática recomendada, incluindo a tabela Que vidro usar?, elaborada pela Abravidro em 2018 para a campanha #TamoJuntoVidraceiro, agora presente também na ABNT PR 1010.

Da sala de aula ao canteiro de obras
Integraram também a mesa Maurício Fernandes, coordenador de Vidro Plano da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), e a professora Tereza Cristina Magalhães, coordenadora e docente do curso de engenharia civil do Centro Universitário Newton Paiva.

Para Tereza, a ABNT PR 1010 será de grande ajuda na formação acadêmica de novos engenheiros e arquitetos em relação ao uso do vidro na construção civil. A professora já atualizou alguns eslaides de suas aulas com ilustrações e conteúdos presentes nessa prática recomendada. O documento também será importante para os profissionais no canteiro de obras.

Garantindo o acesso a todos
Por sua vez, Maurício descreveu o processo de elaboração da ABNT PR 1010 como um trabalho feito a muitas mãos, liderado pela Abravidro e Abividro mas com a participação de diversas outras entidades. Segundo ele, o desafio foi grande mas a experiência foi muito prazerosa pela percepção de que o documento será muito útil para os consumidores finais, para os especificadores e para a sociedade como um todo.

O coordenador de Vidro Plano da Abividro também frisou que, para assegurar que a ABNT PR 1010 alcançará o maior número possível de pessoas, ela é o primeiro documento da ABNT que pode ser obtido gratuitamente, por meio do patrocínio do portal Vidro Certo – iniciativa da associação –, bastando estar cadastrado no site da ABNT.

Normalização em debate
O público acompanhando o 12º Tecnovidro teve voz ativa ao longo da conversa por meio de uma janela de chat, enviando perguntas e comentários sobre a nova prática recomendada. Durante o bate-papo, os convidados acompanharam e responderam às questões sobre o conteúdo da ABNT PR 1010, explicando como e para quais situações ela deve ser usada e comentando pontos presentes nela sobre instalação e projeto. A importância das instituições de ensino adotarem o documento nos cursos de engenharia civil e arquitetura também foi discutida.

Alessandra, da Amvid e Sinvidro-MG, destacou que muitos comentários e elogios foram recebidos no chat em relação às explicações feitas pelos convidados ao longo da transmissão. Vera, da Abravidro, avalia que o evento foi uma excelente oportunidade de apresentação e divulgação da ABNT PR 1010 para o público mineiro.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters