Vidroplano
Vidroplano


AGC e NSG desenvolvem soluções para combate à Covid-19

13/04/2021 - 13h25

As fabricantes mundiais de vidros planos têm estudado e desenvolvido novos produtos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Uma das iniciativas mais promissoras nessa área vem da divisão europeia da AGC.

De acordo com um estudo divulgado no Coatings Journal (publicação científica voltada para a área de revestimentos e engenharia de superfícies), com apoio da multinacional vidreira, as partículas virais de SARS-CoV-2 — que representam risco de transmissão indireta da Covid-19 — ficam ativas por tempo mais curto no vidro revestido Planibel Easy quando este é previamente exposto à luz solar (efeito fotocatalítico).

O mesmo estudo aponta que o tempo necessário para tornar inativas 90% dessas partículas é 37,5% mais curto com esse produto do que com vidros float e acrílico, proporcionando grande redução no risco de transmissão viral quando a superfície de cada um é tocada.

Já o Grupo NSG desenvolveu um novo revestimento antibacteriano e antiviral para superfícies de vidro. Com lançamento ainda sem data prevista, o produto é baseado na tecnologia exclusiva de sol-gel. Segundo o grupo, como o cobre contido nesse novo revestimento reage com água, oxigênio e outras substâncias no ar, essa reação inativa bactérias e vírus, destruindo seus invólucros e decompondo lipídios, proteínas e materiais genéticos.

As propriedades antibacteriana e antiviral desse coating permanecem ativas mesmo em locais mais escuros, sem luz visível ou raios ultravioleta. Além disso, ele tem alta durabilidade e é quase tão transparente quanto um vidro não revestido.

Foto: © AGC Glass Europe



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters