Vidroplano
Vidroplano


DOMO Summit discute tendências do vidro em fachadas

09/10/2019 - 17h53

A Cebrace realizou ontem (8) a 1ª edição do DOMO Summit – Encontro de Inovação em Fachadas, evento voltado para a discussão de inovações e tendências no design e na função das fachadas nos projetos arquitetônicos. O evento reuniu 240 convidados no Hotel Unique, em São Paulo, entre arquitetos, consultores e engenheiros; além deles, muitas pessoas puderam acompanhar as palestras a distância via streaming.

O renomado arquiteto Rui Ohtake falou um pouco sobre o contexto histórico do segmento, citou grandes nomes da arquitetura mundial e mostrou um apanhado geral de suas obras no Brasil e no exterior, incluindo o hotel Unique, em São Paulo. Já José Luiz Lemos da Silva Neto, sócio-diretor do escritório aflalo/gasperini, mencionou em sua palestra que, com a tecnologia, a arquitetura evoluiu muito e deixou de usar apenas o vidro plano: segundo ele, hoje são cada vez mais comuns estruturas com profundidade e volume, tendência que está sendo explorada principalmente em edifícios corporativos.

rui

Profissionais de dentro e fora do País também apresentaram diversas obras chamativas envolvendo nosso material. Timothy Archambault, diretor de Operações para América do Norte do escritório Oppenheim Architecture, encantou a platéia com obras variadas e integradas à natureza. O hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, foi uma delas.

timothyt

Gijs Rikken, arquiteto associado e diretor de Design do escritório MVRDV, mostrou o uso do vidro de maneira inovadora em fachadas, acompanhado de muito estudo e pesquisa, sempre surpreendendo e despertando a curiosidade de quem passa por suas obras. Um dos casos mais interessantes foi o da fachada da Chanel/Hermes, bem como os projetos de urbanismo apresentados. A palestra seguinte foi feita por Gustavo Penna, arquiteto, escritor e fundador do escritório GPA&A.

gijs

Piergiorgio Pesarin, engenheiro sênior da Heintges Consulting Architects & Engineers, destacou a expansão do Museu de Arte Moderna (Moma), em Nova York, que envolveu o uso de sistema de cabos para a movimentação de painéis grandes e pesados de vidros insulados. Ele também falou sobre a Torre na PNC Plaza em Pittsburgh, Estados Unidos, que conta com uma fachada dupla de vidros da Saint-Gobain em uma parte do edifício. Por sua vez, Rodrigo Marcondes Ferraz, sócio-fundador do escritório FGMF, abordou as obras do Edifício Corujas e da Japan House (ambos em São Paulo).

WhatsApp Image 2019-10-08 at 15.26.44 (1)

Fermín Vázquez, fundador e diretor do Studio b720, também apresentou projetos marcantes, como os da Agbar Tower e da Porta Fira, de Barcelona, Espanha, comentando o papel da pesquisa de desempenho e vida útil de fachadas nessas obras. Vázquez também destacou o hotel Vip Plaza España (com fachada de vidro curvo e granito) e o edifício La Matriz WPP, em Madri (com fachada de vidro composta de painéis de 5 m de altura e aplicação de madeira somente na parte interna do envelopamento).

WhatsApp Image 2019-10-08 at 16.56.30

Ao final do evento, houve uma mesa redonda com alguns palestrantes para discutir o melhor uso do espaço urbano.

O DOMO Summit foi patrocinado pelas empresas Eastman e Schuco. José Domingos Seixas, presidente da Abravidro, e Iara Bentes, superintendente da associação e editora de O Vidroplano, estiveram entre os espectadores do evento a convite da Cebrace.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters