Vidroplano
Vidroplano


Glass Technology Live mostra o futuro da aplicação do vidro

23/09/2022 - 17h27

A mostra Glass Technology Live, uma das principais atrações da programação da Glasstec, mais uma vez surpreendeu os visitantes da principal feira vidreira do mundo com soluções que apontam para o futuro da aplicação do vidro. Os produtos apresentados (muitos deles ainda protótipos) são desenvolvidos graças a parcerias de empresas do setor com universidades e pesquisadores. Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, viu de perto os destaques da exposição – e você confere a seguir algumas delas. A cobertura completa da Glasstec, e várias outras tecnologias mostradas na Glass Technology Live, você verá na edição de outubro de nossa revista.

 

Acústica em pauta

Criado pela Arcgeometer com a Universidade de Michigan (EUA), o Long Range oferece novas possibilidades acústicas em fechamentos envidraçados. A estrutura é formada por vidros planos e curvos em diferentes escalas, fazendo com que o som seja refletido, absorvido ou transmitido por ela – a depender, claro, do objetivo do fechamento.

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

 

 

Multilaminados sem interlayers

A startup alemã CLI Technologies apresentou um processo inovador para multilaminados: ao invés de usar interlayers no formato filme, as peças são “coladas” por um processo a frio usando um líquido aderente. Segundo estudos da empresa, a solução oferece máxima transparência, podendo chegar a valores superiores de resistência de carga.

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

 

 

Fachadas fotovoltaicas

O uso de painéis fotovoltaicos integrados a vidros de fachadas não é algo novo, mas surge uma nova opção para essa técnica construtiva com os módulos Skala, da alemã Avancis. Com o uso de softwares de design arquitetônico, os módulos podem assumir diversos formatos e tamanhos. A companhia levou para a Glass Technology Live os modelos a serem usados para a fachada de um prédio de estacionamentos na cidade de Leipzig.

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

 

 

Força do vidro visível a todos

Já teve curiosidade para entender como uma estrutura de vidro suporta cargas sobre ela? A Universidade de Tecnologia de Delft desenvolveu o Ziptruss, um balanço sustentado por tubos de vidro. Quando algum visitante da feira usava o balanço, as peças se iluminavam, em tempo real, para mostrar a tensão sobre a estrutura.

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

 

 

Crédito foto de abertura: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters