Vidroplano
Vidroplano


Instalação de vidro: 5 dicas essenciais!

08/04/2021 - 12h03

A instalação de vidros faz parte do dia a dia do vidraceiro. Mas, apesar de a atividade ser corriqueira, nunca é demais lembrar os cuidados que devem ser tomados. Afinal, erros banais, como um parafuso impróprio, podem comprometer toda a estrutura.

Para que isso não aconteça, siga as nossas dicas:

 

1. Tamanho, perfis e ferragens certas
Verifique de antemão se o vidro corresponde às medidas desejadas e se os perfis e ferragens são apropriadas para comportar seu peso. Meça o vidro com cuidado e não tente instalá-lo se suas medidas não baterem com as do vão ou perfil.

 

2. Evite atritos
Para instalações em que seja necessário usar calços, quando não existirem guarnições ou sistemas que evitem o contato direto do vidro com perfis e elementos de fixação, certifique-se de que o produto utilizado é adequado (ele não pode ser putrescível, higroscópico ou escoar com o tempo sob pressão): caso não seja, o vidro vai acabar entrando em atrito com materiais que possam lhe causar danos e até levá-lo a quebra.

 

3. Acessórios de qualidade
Ferragens com ligas metálicas de baixa qualidade e perfis com espessuras mais finas que o exigido, por exemplo, são prejudiciais para o vidro e colocam a segurança da obra em risco. Por isso, escolha acessórios adequados.

 

4. Vede bem para evitar vazamentos
Vedações malfeitas causam vazamentos de água para dentro da estrutura, podendo causar sua corrosão. Para vedações com borracha, não as estique: isso provoca falhas de preenchimento em sua acomodação.

 

5. Atenção ao encaixe
Se o vidro estiver fazendo barulho, é provável que a instalação não tenha sido benfeita. Nesse caso, certifique-se de que o encaixe está correto e que as gaxetas (elementos de vedação que protegem e mantêm o vidro firme) foram colocadas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters