Vidroplano
Vidroplano


Normas e dicas para vendas no último dia do 4º Simbrie

29/11/2021 - 10h22

A quarta edição do Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie) foi encerrada na última sexta-feira (26). O evento foi organizado pelo Canal do Serralheiro, tendo contado com a Abravidro entre seus apoiadores, e abordou os mais variados temas em relação a esquadrias ao longo de quatro dias de programação.

Tornando os arquitetos seus parceiros
O último dia do simpósio teve início com a palestra Gestão de relacionamento: estratégias que utilizo com os arquitetos que ajudam minha empresa a vender mais, de Fernanda Krentkowski, sócia-administradora da Pádua Esquadrias e Vidros. Fernanda observou que a venda, assim como qualquer outra relação entre pessoas e/ou empresas, só existe quando a parte interessada precisa solucionar um problema. No caso das esquadrias, ela apontou que o fornecedor e o consumidor podem fechar uma venda tanto diretamente como pela intercessão de redes sociais, de amigos ou de arquitetos.

Segundo a palestrante, o interesse do arquiteto em se relacionar com a indústria de esquadrias pode vir de três formas: pela busca por adquirir algo (seja conhecimento, acesso a novos produtos, troca de informações e atendimento diferenciado), por um programa de relacionamentos, ou por reserva técnica (uma comissão que o arquiteto pode cobrar para apresentar a empresa para seu cliente, embora essa prática não seja permitida por lei).

Fernanda focou sua apresentação na primeira forma, mostrando dicas para cativar os arquitetos: conhecer o perfil dos profissionais antes de procurá-los; sempre agendar horário para visitar o escritório deles; não desistir se não forem atendidas (mas evitar ser insistentes); levar amostras dos seus produtos; e estar atentas aos arquitetos novatos, mas que têm potencial de crescimento. Nas redes sociais, ao colocar fotos de uma obra em que suas esquadrias foram instaladas, também é importante marcar nas fotos o responsável por aquela obra.

De olho nas normas
A Aluforte foi responsável pela última apresentação do evento, feita por Carlos Bedin (coordenador de vendas) e João Benites (resp. pelo departamento técnico e instrutor no Centro de Treinamento da empresa). O tema era ABNT NBR 10821 e 7199: as vantagens e os desafios de fabricar esquadrias dentro das normas técnicas.

Os palestrantes observaram que o atendimento às normas dá ao consumidor a garantia de qualidade do produto ou trabalho adquirido. Um desafio nesse sentido é o pagamento para ter acesso às normas – porém, eles ressaltaram que comprar os documentos não configura um gasto, mas sim um investimento; afinal, ao mostrar para o cliente que se conhece as normas, a empresa se destaca da concorrência. Foram comentadas também partes da ABNT NBR 10821 — Esquadrias para edificações, norma extremamente importante e cujo conteúdo precisa ser conhecido e seguido por quem trabalha no mercado de esquadrias.

Ao final do Simbrie, o professor Alexandre Araujo, idealizador e sócio-proprietário do Canal do Serralheiro, agradeceu aos participantes por acompanharem a programação e aos patrocinadores e apoiadores por terem tornado o simpósio possível.

A cobertura completa do 4º Simbrie estará presente na edição de dezembro de O Vidroplano.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters