Vidroplano
Vidroplano


Série Round 6: diferenças entre os vidros comum e temperado

14/10/2021 - 13h57

Se a sua vida dependesse de conhecer as propriedades e saber diferenciar o vidro comum do temperado, você garantiria a sua sobrevivência? Essa é a premissa de um dos episódios de Round 6, série sul-coreana em que jogos populares no País se transformam em desafios mortais para os personagens.

De acordo com a Netflix, a produção já foi exibida 111 milhões de vezes e se tornou a mais vista da história da plataforma.

Pontes de vidro
No episódio 7 da série, para prosseguir na competição e se aproximar do prêmio milionário, os jogadores devem atravessar um amplo vão por meio de duas pontes paralelas, compostas por peças de vidro intercaladas por pequenos espaços — para ir de uma peça à outra, é necessário dar saltos.

Fácil, não é mesmo? Seria, se o objetivo fosse oferecer segurança e se, pra isso, os produtores seguissem o que determina a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações. De acordo com a norma, em pisos, o único vidro que pode ser usado é o laminado. Ele é formado por duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. Em caso de quebra, os cacos permanecem presos a essa camada, impedindo a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes e ferimentos e mantendo a área fechada e segura até que a substituição do vidro seja realizada.

Mas em Round 6 o fácil — e a segurança — não existe. Lá, a cada nova etapa, os competidores devem descobrir (a palavra certa é apostar) entre as peças das duas pontes qual é a de vidro temperado e saltar até ela. Ao aterrissar em uma peça de vidro temperado, nada acontece com o competidor e ele segue vivo e mais próximo do fim da prova. Mas se ele optar por uma peça de vidro comum, o destino é fatal, pois o vidro quebra e a pessoa cai de uma grande altura.

round-6-imagem2

 

Assim, cabe a pergunta: qual a diferença entre vidro temperado e o comum?
Em síntese, o temperado possui resistência até 5 vezes maior que o float (comum).

Mas as diferenças não param por aí. Em caso de quebra, a peça do temperado se estilhaça em pedaços muito pequenos e não pontiagudos, o que diminui o risco de ferimentos, por isso o vidro temperado é considerado um vidro de segurança. Além disso, ele é mais resistente a choques térmicos. Graças às suas propriedades, o temperado é muito utilizado na construção civil, indústria automotiva e de linha branca e decoração.

Importante dizer que todo vidro temperado já foi um vidro comum: para sua fabricação, o float é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido. É nesse processo térmico que o temperado ganha as propriedades citadas.

Apesar de na série Round 6 os painéis de vidro temperado aguentarem o peso dos participantes, vale ressaltar que em pisos apenas o LAMINADO é permitido, porque ele mantém a segurança das pessoas em caso de uma eventual quebra.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Leia a reportagem publicada na revista O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters