Vidroplano
Vidroplano


Tire suas dúvidas sobre envidraçamento de sacadas

21/01/2021 - 11h05

O envidraçamento de sacadas é um dos serviços mais requisitados aos vidraceiros. E o espaço ganhou ainda mais importância após muitos trabalhadores passarem a executar suas funções de casa, por conta da pandemia. E, para prestar o serviço sem ter dor de cabeça, é importante estar atento às normas técnicas.

A norma NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio é quem traz as determinações para esse tipo de instalação.
Os tipos de vidro permitidos
– Laminado
– Temperado
Importante: o vidro utilizado deve atender os valores de pressão de vento da região do País em que será instalado, além das características da edificação, de forma que seja aprovado nos ensaios estabelecidos pela norma.

Atenção ao peso
Todo projeto de envidraçamento de sacadas deve sempre considerar:
– O cálculo estrutural do prédio;
– A carga extra na área de recolhimento dos painéis quando o sistema está aberto (ela é um ponto crítico);
– As cargas adicionais que a sacada suportará depois de fechada (como a colocação de móveis nela).
Para edifícios em que o sistema será instalado em múltiplos apartamentos, após fazer as avaliações com relação ao acréscimo do peso do sistema sobre a edificação, é necessário ainda multiplicar o resultado pelo número de unidades a serem construídas em todo o prédio, para saber a carga extra total que a estrutura terá de suportar.

Pressão de vento
O projeto e a instalação devem sempre considerar:
– A região do Brasil em que está localizada a obra;
– A quantidade de pavimentos ou altura do prédio.
Com esses dados, é possível calcular a força realizada pelo vento para a especificação do sistema na obra. A variação nessa pressão determina, por exemplo, a espessura do vidro, o tipo do perfil e a forma de ancoragem do sistema à edificação.
Ensaios
Antes de ser instalado, o sistema completo para o envidraçamento de sacada, incluindo os vidros, precisa ser ensaiado em laboratório e aprovado nos seguintes requisitos:
– Comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento;
– Impacto de corpo mole;
– Resistência às cargas uniformemente distribuídas para simular a ação do vento;
– Resistência à corrosão.

Envidraçamento sobre guarda-corpos
Caso já exista guarda-corpos instalado no local, há duas diferenças em relação ao envidraçamento convencional (do piso ao teto):
– Quando um sistema de envidraçamento de sacadas for instalado sobre guarda-corpos, o fabricante desse sistema assume a responsabilidade da conformidade dos guarda-corpos existentes em relação à norma NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações, ou seja ele se torna responsável por qualquer irregularidade na instalação não só do sistema de envidraçamento de sacada como também pelo guarda-corpos previamente instalado;
– O conjunto deve atender todos os requisitos da NBR 16259 e o ensaio de resistência a cargas uniformemente distribuídas deve ser realizado no sistema completo formado pelo envidraçamento e guarda-corpos.

 

Documentação de responsabilidade técnica
A NBR 16259 recomenda que o fornecedor emita para o contratante a documentação de responsabilidade técnica. Embora a norma não coloque como obrigatória a emissão desses documentos, é bastante comum o cliente exigi-los. Então, vale a pena estar preparado.
Vale observar que o envidraçamento de sacada não exerce as funções de guarda-corpos ou de bloqueio da passagem de ar ou água.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters