Vidroplano
Vidroplano


Veja a situação do setor em alguns Estados brasileiros

09/04/2020 - 12h58

Todas as semanas entramos em contato com as entidades regionais associadas à Abravidro para verificar a situação em seus respectivos Estados com relação ao coronavírus. Confira abaixo o status nas regiões das associações que responderam à nossa reportagem.

São Paulo
De acordo com o Sinbevidros-SP, algumas empresas do nosso segmento em São Paulo deram férias a seus funcionários enquanto outras permanecem trabalhando, porém com um volume de produção pequeno. Quanto às medidas do governo estadual, o sindicato afirma estar aguardando novidades no tocante ao recolhimento dos tributos para as empresas que não estão enquadradas no Simples, pois, por enquanto, o Estado não sinalizou que irá adotar alguma regra para essas empresas. Importante ressaltar que, em São Paulo, o período de quarentena foi estendido até 22 de abril: podem abrir as portas indústrias, empresas de segurança, manutenção, limpeza e lavanderia e lojas de materiais de construção, dentre outras.

Rio de Janeiro
O governo do Rio de Janeiro flexibilizou a quarentena em cidades do interior que não registraram nenhum caso do novo coronavírus. Na capital e em municípios com mais casos da doença, a medida deve ir até o final de abril.
Após algumas batalhas jurídicas, lojas de materiais de construção forram autorizadas a funcionar no Estado. A indústria também pode operar e a Firjan deverá promover testes para a doença entre os colaboradores do setor.

Minas Gerais
A Amvid-MG informou que o Sinvidro-MG comunicou às indústrias de transformação de vidros locais a assinatura, juntamente com o Sindicato dos Vidreiros, Vidraceiros, Óticos e Ceramistas de Minas Gerais e Espírito Santo (Sindvidro-MG/ES), de um termo aditivo emergencial que altera e inclui algumas cláusulas na Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 em função da pandemia. Indústrias podem seguir operando no Estado e lojas de materiais de construção também.

Paraná
A Adivipar-PR comunicou que o setor vidreiro decidiu retornar aos trabalhos desde o dia 6, enfatizando que está levando em conta todas as regras de segurança e prevenção contra o coronavírus.

Santa Catarina
O governo determinou, na quarta-feira, 8 de abril, a manutenção da restrição para convívio social até o dia 12 de abril. Já na área de serviços, as atividades de profissionais liberais poderão ser retomadas. No caso do setor vidreiro, a Ascevi-SC ressalta que as processadoras estão trabalhando com 50% da capacidade e com as funções administrativas realizadas remotamente. As vidraçarias foram liberadas para retornar às suas atividades desde o dia 2, assim como todos os trabalhos ligados ao segmento da construção civil.

Ações do governo
O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec/ME), desenvolveu a página Vamos Vencer – Medidas de Apoio ao Setor Produtivo. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar empresários e a população sobre as medidas econômicas adotadas pelo governo no enfrentamento do desafio atual. Figuram entre essas ações a suspensão de processos de cobrança de dívida ativa da União; novas condições de parcelamento; linhas de crédito em condições especiais; e adiamento de pagamento de impostos, entre outras.

Indústria mobilizada
Empresas vidreiras, como a Mary Art e a Atenua Som, engajaram-se em ações a favor da população para o enfrentamento da pandemia. A primeira doou vidros para serem instalados em um hospital em Guarapuava (PR) visando a isolar (e integrar) pacientes em tratamento. A Atenua Som é apoiadora do Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações de indústrias estaduais mobilizaram empresas e somaram forças aos sindicatos para prestar serviços aos governos locais e à população. Estão sendo feitos equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel ou líquido 70%, leitos e estruturas hospitalares sendo construídas, dentre outras iniciativas. Acompanhe aqui o que tem sido feito para o combate ao novo coronavírus e retomada da normalidade. 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters