Vidroplano
Vidroplano

Eficiência e beleza em um único material — conteúdo extra

19/06/2018 - 12h00

Não havia ocasião melhor do que a Glass South America para realizar a 2ª edição do congresso Glass Façades Day, promovida no dia 10 de maio pela Ci&Lab em parceria com a revista Projeto e a organização da maior feira do setor vidreiro na América Latina. Ocupando uma pequena sala no mezanino do São Paulo Expo, o evento discutiu o uso criativo e eficiente do vidro nas fachadas de edificações em termos de design, tecnologia e desempenho.

A Abravidro, apoiadora do congresso juntamente com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), foi representada na sessão de abertura por sua analista de Normalização, Clélia Bassetto. Em sua fala, foi enfatizada a importância da especificação e aplicação corretas do nosso material, além de comentar o trabalho constante da Abravidro na conscientização e capacitação do setor vidreiro nacional para atingir esse objetivo e garantir que as instalações de vidro tenham sempre boa segurança e desempenho.

Sem limites para a criatividade
Além de patrocinar o Glass Façades Day, a usina vidreira Guardian e a fabricante de películas de PVB Eastman responsabilizaram-se por duas das palestras do evento. A primeira, representada por Betânia Danelon (gerente de Especificações Técnicas) e Denys Castilho (gerente de Produtos de Arquitetura), impressionou os espectadores ao apresentar o case da Casa do Deserto, uma residência revestida praticamente só com vidros da multinacional erguida no Deserto de Gorafe, na Espanha, cuja temperatura pode chegar a 48 ºC durante o dia e 0 ºC à noite.

Quem pensava que o vidro iria tornar o interior da casa uma estufa, errou feio: o uso de insulados triplos na fachada e vidros refletivos no teto da obra garantia o conforto térmico mesmo com condições climáticas tão extremas. Houve ainda espaço para a apresentação de um case nacional, o edifício Mr. Shan Business Offices, em Porto Alegre, cuja fachada com vidros SunGuard Blue trouxe conforto e economia de energia além de uma estética totalmente diferenciada das edificações ao seu redor.

Por sua vez, Daniel Domingos, gerente-comercial da Eastman para a América Latina, falou sobre o shopping center Emporia, localizado em Malmo, na Suécia. PVBs coloridos foram instalados na fachada azul e amarela de vidro curvo do empreendimento, oferecendo uma estética especial para o prédio.

A importância da especificação criteriosa
Para que o vidro garanta a estética e o desempenho esperados, sua especificação correta é fundamental. Igor Alvim, diretor técnico da QMD Consultoria, falou sobre a necessidade de antecipar e prevenir as patologias de fachadas, ou seja, falhas na escolha do nosso material que podem causar problemas na aparência e na eficiência dessas estruturas. Alguns cuidados para isso são o planejamento antecipado, o monitoramento constante das obras, a realização de testes in loco, para verificar a necessidade de ajustes antes de sua finalização, e, principalmente, a capacidade de aprender com os erros passados.

Um ponto muito importante a se considerar na especificação é o isolamento acústico. Nesse sentido, Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica e diretor da Atenua Som, destacou o potencial do vidro insulado, especialmente quando combinado com esquadrias de PVC. Ele também alertou para que os especificadores convençam os fabricantes de janelas e instaladores a usar vidros adequados e evitar deixar frestas — elas podem colocar tudo a perder.

Com sua grade de palestras, o Glass Façades Day contribuiu para aproximar arquitetos e profissionais do setor vidreiro e permitir a troca de experiências entre eles. De fato, sua realização dentro da Glass South America não poderia ter sido mais produtiva.

Este texto é um conteúdo digital exclusivo da edição 546 (junho de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters