Vidroplano
Vidroplano

Grupo Saint-Gobain premia projetos arquitetônicos sustentáveis

18/04/2018 - 10h41

vp_saint-gobain1No dia 15 de março, a multinacional anunciou, em São Paulo, os vencedores do 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura — Habitat Sustentável, ação apoiada pela Abravidro. A premiação tem o objetivo de prestigiar projetos, concluídos ou em desenvolvimento, que proponham soluções de conforto para os usuários e sustentabilidade, visando à preservação do meio ambiente. Ao todo, escolhidas por uma comissão técnica formada por profissionais das empresas do Grupo Saint-Gobain, 25 obras (divididas entre as categorias Profissional e Estudante) foram laureadas. Na categoria Profissional (edificação comercial), a obra vencedora foi a Nasp (foto 1), na capital paulista, projetada pelo escritório Dal Pian Arquitetos: a edificação, cuja fachada traz brises (quebra-sóis) de temperados laminados de 20 mm com serigrafia quadriculada, foi mostrada na edição de maio de 2017 de O Vidroplano. A categoria Estudante teve como 1º colocado O urbanismo sustentável: do plano ao edifício, de Gabriela Bastos Porsani (aluna da Universidade Presbiteriana Mackenzie) — o projeto considerou o uso de vidros como fechamento em todos os andares de um parque linear para permitir a entrada de luz natural no espaço interno, além de apresentar painéis fotovoltaicos nos telhados para ajudar na redução de gastos com eletricidade.

vp_saint-gobain2Workshop cria casas em menos de 24 horas
Também em março, nos dias 17 e 18, a Saint-Gobain Glass foi apoiadora da edição São Paulo do Archathon, maior workshop de arquitetura e design das Américas. As equipes que participaram do evento tiveram o desafio de criar em menos de 24 horas o projeto de uma casa com os produtos das empresas parceiras da atividade, incluindo os vidros texturizados da SGG, além de contar com a ajuda de arquitetos renomados. O projeto vencedor (foto 2), com aplicação de vidro aramado na cor bronze, foi do escritório AYÁ, das arquitetas paulistanas Gabriela Verzaro, Lara Mauad e Lis Figueiredo Martins.

 

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 544 (abril de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters