Vidroplano
Vidroplano

Nova sede do COI traz fachada envidraçada dupla

21/07/2020 - 12h04

A 32ª edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, teve que ser adiada por conta da pandemia do coronavírus. Mesmo sem o evento em 2020, O Vidroplano faz menção a ele ao trazer uma obra icônica: a Olympic House, nova sede do COI inaugurada no ano passado. O prédio pode ser considerado um dos mais sustentáveis do mundo, já que recebeu três certificações do tipo (Leed Platinum e duas concedidas por entidades suíças).

Ficha técnica
Autor do projeto: 3XN
Local: Lausanne, Suíça
Conclusão: junho de 2019

Unidos pelo esporte
A inauguração da Olympic House ocorreu em 2019 durante as comemorações dos 125 anos da fundação do COI, em pleno Dia Olímpico (23 de junho), data na qual celebram-se os valores dos Jogos, como ética, responsabilidade e espírito esportivo. Criado pelos arquitetos dinamarqueses da 3XN, em parceria com o escritório suíço IttenBrechbühl, o prédio traduz esses princípios para uma construção sustentável, cheia de transparência, espaços colaborativos e formas com movimentos que remetem à fluidez dos corpos dos atletas. Esse projeto foi o vencedor de um concurso mundial realizado pelo comitê, com 114 participantes, cujo objetivo era justamente escolher o design de sua nova sede.

olimpic

 

Localizada no Louis Bourget Park, às margens do lago Genebra, a obra inclui centro de conferência, salas de reunião, restaurante, academias, três andares de escritórios, terraço no telhado e um estacionamento subterrâneo — são mais de 22 mil m² de área construída. O tamanho tem explicação: antes espalhados por quatro locais diferentes na cidade de Lausanne, os quinhentos funcionários do COI agora estão reunidos sob o mesmo teto. “Nós priorizamos a transparência para facilitar e encorajar a interação e o compartilhamento de conhecimento, criando um espaço de trabalho altamente eficiente”, revela Kim Herforth Nielsen, cofundador da 3XN.

obra

 

Pódio verde
Segundo os arquitetos, a eficiência energética do espaço está muito presente na fachada dupla envidraçada — a consultoria Frener & Reifer foi a responsável por seu desenvolvimento e instalação. Esse tipo de estrutura consiste em duas peles de vidro separadas por um espaço, o qual ajuda na ventilação, além de diminuir a incidência do calor gerado pela luz solar, garantindo menor uso de energia elétrica, por exemplo.

obra2

 

Com exceção dos parafusos e porcas, todos os elementos da fachada (incluindo cada peça de nosso material e as colunas de sustentação) têm formato único. No total, foram utilizados 194 painéis de vidro por andar. Entre as peles, existe ainda uma estrutura de brises de alumínio, semelhante a uma veneziana, garantindo maior sombreamento às áreas internas. Com a Olympic House, o esporte também se torna exemplo de uma arquitetura ecologicamente consciente.

 

obra3

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 571 (julho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters