Vidroplano
Vidroplano


Abravidro apresenta módulo sobre vidros em curso da Mackenzie

08/09/2021 - 12h41

De 30 de agosto a 2 de setembro, a turma do “8º Curso de Extensão Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações” recebeu o módulo sobre vidros. O treinamento é fruto da parceria da Universidade Presbiteriana Mackenzie com a Abravidro, Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) e Instituto do PVC — cada entidade é responsável pelo módulo sobre o material que representa.

Assim como em 2020, as aulas do curso estão sendo realizadas online. Os dois primeiros dias do módulo ficaram a cargo de Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro. Na 1ª aula, ela contou a história do nosso material, apresentou os tipos de vidro existentes e seus respectivos processos de fabricação, características e benefícios. Vera também explicou o funcionamento da cadeia produtiva do vidro e mostrou dados de consumo indicados no Panorama Abravidro 2021.

Na 2ª aula, sobre a aplicação segura do vidro, a coordenadora técnica da Abravidro apresentou as regras presentes nas principais normas para o vidro, como a ABNT NBR 7199 Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, enfatizando as indicações presentes tanto para o tipo de vidro adequado para cada aplicação como para o cálculo de espessura. Outras normas apresentadas foram a ABNT NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio, ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação e ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança. Houve ainda espaço para indicar aos alunos a ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada da ABNT para o setor vidreiro e de construção civil, e alguns dos materiais desenvolvidos pela Abravidro para auxiliar na aplicação correta do nosso material, como a tabela Que vidro usar?, a cartilha Vidros na construção civil e o programa De Olho no Boxe.

As aulas dos dois últimos dias do módulo foram ministradas por Débora Constantino, consultora técnica da Cebrace, usina parceira da Abravidro na realização do módulo sobre vidros desde a 1ª edição desse curso de extensão da Mackenzie. Espelhos e vidros de controle solar foram abordados na 3ª aula, enquanto na 4ª Débora explicou os conceitos da acústica, bem como o desempenho que o vidro oferece nas suas mais variadas composições.

Segundo Vera, nesses quatro dias de módulo os alunos puderam ir fundo no mundo do vidro, o que ela considera fundamental para que eles consigam especificar o nosso material em seus futuros projetos, de forma a proporcionar segurança, além de beleza e dos confortos térmico e acústico aos usuários das edificações. Os estudantes mostraram bastante interessados no tema e interagiram durante as aulas, fazendo perguntas importantes sobre os tipos de vidro e suas aplicações.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters