Vidroplano
Vidroplano


Confira dicas para instalação de pisos de vidro

06/08/2020 - 10h15

Recentemente, mostramos no Blog da Abravidro o projeto de um mirante no Guarujá, cidade praiana do litoral Norte de São Paulo, que conta com pisos de vidro.

Além da beleza inegável, pisos de vidro possuem diversos benefícios: são seguros, resistentes, capazes de suportar grandes cargas e proporcionam a integração dos ambientes.

Para garantir a segurança da instalação, é necessário prestar atenção em alguns pontos importantes. Confira abaixo nossas dicas:

 

1. Atenção ao vidro
A NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações determina que somente vidros laminados (formados por pelo menos duas placas de vidro unidas por um interlayer) podem ser usados nesse tipo de aplicação. Além disso, especialistas do setor recomendam o uso de interlayers estruturais, mais resistentes, nesses laminados.

piso-de-vidro2

 

2. Preste atenção à matemática
 O cálculo da capacidade de carga e da espessura que o vidro deve ter, se feito de forma errada, causa impactos na resistência do conjunto. Considere as dimensões das peças e a quantidade de apoios, bem como o tipo de carga que ele deverá aguentar e eventualidades como a queda de um objeto pesado. Em caso de quebra de uma das placas de vidro, as demais peças da composição devem suportar a carga pelo tempo necessário para desocupação, isolamento do local e posterior substituição do vidro.

Praça Tiradentes, no Centro. Foto: Joel Rocha/SMCS - ARQUIVO

 

3.  Evite atritos
Para evitar o contato direto entre as bordas dos vidros e materiais rígidos, que podem levar à sua quebra, use sempre calços de borracha na lateral e no fundo do apoio.

Lembre-se sempre de que apoios das bordas dos pisos devem ter, no mínimo, uma vez e meia a espessura total do vidro.

 

piso-de-vidro6

 

4. Prevenção em primeiro lugar!
Faça vistorias pelo menos uma vez por ano nas interligações do sistema e em suas vedações e oriente seu cliente quanto à limpeza e manutenção adequada: jamais use produtos químicos, porque eles podem agredir o interlayer e lembre-se que o vidro laminado não pode ter contato direto e permanente com água ou umidade.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters