Aplicações inovadoras e criativas marcam Glass 2024
15/06/2024 - 17h48
Hoje (15) foi encerrada a 15ª edição da Glass South America, que teve início no dia 12 de junho, no São Paulo Expo. Além das inúmeras soluções apresentadas em uma área de 16 mil m² pelos mais de 130 expositores para o setor vidreiro, o evento foi marcado também pelas empresas que trouxeram aplicações inovadoras e criativas envolvendo o vidro.
CONFIRA O VÍDEO COM ALGUMAS DESSAS INOVAÇÕES
No estande da Blindex, uma escada feita de vidros multilaminados chamou a atenção. As trincas visíveis foram expostas propositalmente durante a feira para mostrar a segurança dos vidros, mesmo em caso de quebra de uma das lâminas. A Blindex também montou uma cabine sensorial que reproduzia um espaço da exposição Mar de Espelhos, no Rio de Janeiro, e exibiu uma solução exclusiva para pets: uma casinha de cachorro feita de vidro serigrafado temperado laminado!
Já a Cyberglass apresentou um grande painel multilaminado de 6 m de comprimento, com quatro lâminas de vidro e espessura total de 32 mm; o estande da processadora paulista também teve uma sala de reuniões com vidros polarizados, que podem passar de transparentes a opacos ao toque de um botão no controle remoto. A Tempermax também chamou a atenção com a sua solução de vidro polarizado e um piso de vidro feito com uma chapa jumbo, proporcionando uma vista extraordinária ao olhar para baixo.
A Vidramaq exibiu uma mesa de corte que, além de cortar vidro, permite fazer impressões na superfície com um laser ultravioleta. A Technos Prime também mostrou uma máquina de corte, mas por jato d’água, onde o vidro é colocado sobre a água e mantido completamente parado para evitar riscos.
Quem também mereceu atenção foi a Rhino, que trouxe ao seu estande um vidro laminado com malha interna de LED, que projeta imagens em movimento visíveis de ambos os lados do vidro. Vale destacar ainda o próprio estúdio do VidroCast, o podcast da Abravidro, que foi todo fechado com vidro, permitindo que os visitantes vissem os convidados especiais durante as entrevistas e bate-papos.
Próxima edição
A 16ª edição da Glass South América já tem data marcada e você não pode perder. Já anota na agenda: Será dos dias 13 a 16 de maio de 2026. Mas, desta vez, acontecerá em um novo lugar, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Confira aqui um resumo de tudo que aconteceu nos quatro dias
Resumo em vídeo do primeiro dia
Resumo em vídeo do segundo dia
Resumo em vídeo do terceiro dia
Resumo em vídeo do quarto dia
Arena de Conteúdo
A Arena de Conteúdo, espaço aberto aos visitantes da Glass 2024 e da E-squadria Show, apresentou palestras sobre arquitetura, uso do vidro e eficiência na construção. No primeiro dia, Fernando Vidal, da Perkins & Will, destacou como o vidro potencializa a arquitetura em combinações diversas, além de ser um elemento essencial em projetos de saúde e educação, enquanto Juan Ignacio Aranguren, da Zaha Hadid Architects, enfatizou a necessidade de soluções personalizadas na arquitetura contemporânea.
No segundo dia, Roxanne Kaye, da Saota, fez uma apresentação dos projetos na Cidade do Cabo e Nigéria que têm uma influência da arquitetura brasileira. E, no terceiro dia, o encerramento ficou com Isaac Safdie, da Safdie Architects, que discutiu o projeto do Centro de Ensino e Pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, ressaltando a integração visual e a iluminação natural proporcionadas pela abóbada de vidro.
VidroCast
Durante a Glass South America 2024, foi montado um estúdio de gravação do podcast da Abravidro, o VidroCast. Todo fechado com vidro, o lugar permitiu aos visitantes observarem as entrevistas com convidados especiais sobre o setor vidreiro.
Entre as entrevistas gravadas na Glass 2024 para o VidroCast, Sergio Goldbaum, economista da GPM Consultoria Econômica, e Alexandre Pestana, diretor da Abravidro, discutiram no segundo dia de evento os números do setor vidreiro nacional em 2023 apontados no Panorama Abravidro 2024, e as mudanças no Termômetro Abravidro, e o arquiteto Juan Ignacio Aranguren falou sobre o vidro na arquitetura. No terceiro dia, João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil (NMB) e Alexandre Brown, diretor do Portfólio de Construção Civil da NMB, juntamente com Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro, foram os entrevistados. Foram entrevistados ainda executivos da Cebrace, Guardian Glass e Vivix, expositores da feira, e diversos players do mercado. Os conteúdos vão ao ar nas próximas semanas, acompanhe no nosso YouTube, Spotify, Deezer e SoundCloud.
Prêmio Abravidro
A Arena de Conteúdo da Glass South America 2024 também foi palco do anúncio dos vencedores da primeira edição do Prêmio Abravidro Glass South America. A premiação, apresentada por Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, teve como objetivo reconhecer as marcas que se destacam em diversos elos da cadeia vidreira. O evento ressaltou a importância de valorizar empresas inovadoras, arrojadas e resilientes, destacando que um segmento forte é composto por elos que atuam em sinergia.
Antes do anúncio dos vencedores, discursos de João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil, e Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro, enfatizaram a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor.
Durante a cerimônia, foram premiadas empresas de várias categorias, desde fabricantes de vidros planos até vidraçarias e arquitetos especificadores de obras com vidro. Confira a lista completa de vencedores aqui.
Vidro em ação
Este ano, o espaço Vidro em Ação foi novamente destaque na Glass South America atraindo o público com suas demonstrações de segurança e resistência de vidros temperado e laminado. Apresentado por Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, o espaço também contou com convidados especiais que discutiram a importância da especificação e instalação corretas do vidro, sobretudo em guarda-corpos.
Além das demonstrações, os visitantes puderam participar da experiência de quebra de vidros, receber dicas sobre venda e instalação de sistemas de guarda-corpos e envidraçamento de sacada, além de concorrerem a sorteios. O Vidro em Ação é apoiado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e diversas empresas do setor.
Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Organizadora da Glass anuncia a Construlev, novo evento na área da construção
- Glass 2026: mais de 60% das áreas de exposição estão renovadas
- Glass South America: inscreva-se para visita ao Distrito Anhembi
- Luta da Lajeadense Vidros é contada em reportagem da Exame
- Por que deve-se usar apenas laminados de segurança em guarda-corpos?
- 15ª Glass South America registra aumento do público estratégico