Vidroplano
Vidroplano


Projeto de norma para termoendurecidos entra em consulta nacional

30/09/2020 - 13h09

O Projeto ABNT NBR 16918 — Vidro termoendurecido, visando a normalizar a fabricação de vidros termoendurecidos, foi adicionado à consulta nacional no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). À disposição desde a última segunda-feira, 28 de setembro, o documento poderá ser consultado, votado e receber sugestões de mudanças até o dia 27 de outubro.

O texto técnico desse projeto contou com a participação de processadores de diversos Estados e regiões do Brasil, das usinas de base e de representantes de outros elos da cadeia vidreira. A demanda por uma norma específica para o vidro termoendurecido partiu do próprio mercado nacional.

Entre os requisitos abordados pelo texto do projeto, estão as tolerâncias para os aspectos visuais e físicos da peça, avaliando pontos como seu empenamento total e a presença de ondas de rolete em sua superfície, além da elevação de borda e sua eventual deformação causada por marca de pinça durante o processamento. A resistência térmica e a tensão máxima admissível para o termoendurecido também são apresentadas.

Para participar da consulta, clique aqui (é necessário ter cadastro no site da ABNT e fazer login na página). As considerações em relação ao projeto, seja com sugestões de mudanças ou apenas aprovando o documento, permitirá à comissão de estudos saber se o texto precisa de adequações antes de sua publicação, de forma a garantir que a norma seja mais clara e completa possível.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters