Vidroplano
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Ferramentas digitais podem contribuir para sua vidraçaria

28/05/2020 - 11h14

Já faz tempo que o ambiente digital transformou-se em um espaço essencial para as vendas de qualquer vidraceiro: hoje, quem não está presente na Internet perde inúmeras oportunidades de negócios. Isso passou a ser ainda mais verdadeiro este ano, quando as restrições impostas pela quarentena para prevenção contra a Covid-19 impactam o atendimento presencial.

Mas não basta usar essas ferramentas — é preciso saber aproveitá-las ao máximo e estar atento às novas opções que surgem para expandir sua visibilidade e atrair novos clientes.

 

Definindo a estratégia
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) define as áreas de marketing e vendas como duas das mais importantes para qualquer empresa. Um negócio sem visibilidade não tem muitas chances de sobreviver. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece sua marca ou seu nome, seu sucesso está em risco.

Para definir a estratégia de marketing digital, o primeiro passo é ter seus objetivos bem definidos. “O planejamento dessas ações precisa estar focado na geração de oportunidades de negócio, ou seja, aumentar o faturamento. Para isso, ele deve priorizar o que trará retorno efetivo”, explica Gabriel Motta, diretor de Operações da Ingage Digital, agência de comunicação com foco nas redes virtuais. Um ponto essencial para a estratégia do vidraceiro é que ele saiba onde está seu público-alvo — e esteja onde seu cliente também está. De nada adianta fazer postagens no Twitter se seu público não está nesse canal de comunicação, por exemplo.

 

Site da empresa: espaço indispensável
Seja qual for a forma como sua vidraçaria pretende posicionar-se nos meios digitais, um site atrativo e acessível é o mínimo necessário para seus negócios.

É fundamental lembrar que a página da empresa deve ser desenvolvida não só para quem a visita nos computadores, mas também por aqueles que a veem pelos celulares. “Hoje, como, em média, 80% dos acessos já são feitos por aparelhos celulares, o empreendedor não pode deixar o site sem essa possibilidade”, aponta Cláudio Alves, sócio-diretor da Agência LAB.

Motta, da Ingage, lista outras características que o vidraceiro deve levar em conta:

– Linguagem adaptada para o público-alvo;

– Descrição de forma clara e sucinta dos serviços que sua empresa oferece e seus contatos;

– Agilidade e facilidade na localização de informações;

– Apresentação de depoimentos de clientes e parceiros sobre experiências com o trabalho da vidraçaria;

– Imagens reais de obras realizadas para ilustrar as atividades que seu negócio oferece.

A Fazolim Vidros, vidraçaria instalada em São Bernardo do Campo (SP), reelaborou seu site este ano durante a pandemia. Fotos de trabalhos concluídos são colocadas frequentemente na página e no perfil da empresa no Instagram como um showroom — e não apenas para atrair novos consumidores, mas também para fidelizar os antigos. “Percebemos que os clientes arquitetos e designers se orgulham muito quando têm uma obra com fotos profissionais em nosso site. Eles sentem prazer com a visibilidade dada a um trabalho bem desenvolvido por eles e por nós, seus parceiros”, afirma Jaqueline Fazolim, gerente de Projetos da empresa. Para ela, isso gera muito mais credibilidade e quebra o mito de que vidraçarias fazem somente trabalhos pequenos.

Site da Fazolim Vidros: fotos de obras realizadas atraem novos clientes e fidelizam arquitetos e designers.

Site da Fazolim Vidros: fotos de obras realizadas atraem novos clientes e fidelizam arquitetos e designers.

 

Ampliando o alcance
Alexandre Marquezi, professor de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), destaca que é possível encontrar na Internet espaços desenvolvidos especificamente para a divulgação e impulsionamento de negócios. “Há muitos sites em que você pode entrar com prestação de serviços. Eles ajudam a avançar muito no processo de venda”, comenta.

Algumas opções interessantes incluem:

 

Google Meu Negócio
O que é: ferramenta gratuita que permite ao empresário promover seu Perfil de Negócio e site na Busca do Google e no Google Maps
Vantagens: “Com o aplicativo, é possível administrar informações básicas que aparecerão na busca, incluindo endereço, telefone e horário de funcionamento, por exemplo”, explica Cláudia Tozetto, gerente de Comunicação do Google Brasil. Ela acrescenta que, para as vidraçarias que ainda não têm seu próprio site, o Google Meu Negócio também auxilia na criação de uma página totalmente gratuita em poucos passos: as informações e fotos cadastradas pelo empresário são organizadas automaticamente pelo Google e o site já é otimizado para acesso por meio de computador ou dispositivos móveis, além de oferecer a possibilidade de personalização
Site: www.google.com/intl/pt-BR_br/business

 

GetNinjas
O que é: considerada a maior plataforma de contratação de serviços do Brasil
Vantagens: possibilita que profissionais anunciem seus serviços e que clientes encontrem os prestadores dos serviços que procuram de forma rápida e prática
Site: www.getninjas.com.br

 

WhatsApp Business
O que é: aplicativo gratuito, desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas
Vantagens: além do grande alcance do WhatsApp convencional (segundo Motta, da Ingage, ele está presente em 99% dos celulares no Brasil), o WhatsApp Business inclui funcionalidades como a criação de um catálogo para exibir seus produtos e serviços aos consumidores e fornece estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes que o sistema fornece
Site: www.whatsapp.com/business/

 

Ache Fácil
O que é: plataforma de busca de empresas no site da Abravidro
Vantagens: o mecanismo permite encontrar fornecedores de produtos de todos os elos da cadeia vidreira pelo Brasil
Site: www.abravidro.org.br/mercado/ache-facil/

 

De Olho no Boxe
O que é: página da campanha de mesmo nome localizada dentro do site da Abravidro
Vantagens: nela é possível consultar uma relação de vidraçarias que executam (ou não) o trabalho de manutenção periódica de boxes, além de diversos outros serviços
Site: www.deolhonoboxe.com.br/vidraceiro/cadastre-se-e-ganhe-clientes/

 

Redes sociais: saia do óbvio!
Cláudio Alves, da LAB, destaca que estar nas redes sociais certas não basta: ou você está nelas da maneira correta ou não terá resultados. “Em alguns casos, é melhor ter uma única rede e atuar bem nela do que estar em todas e não fazer nada direito em nenhuma”, aconselha.

Quatro delas são listadas por Alves, dependendo de quem o vidraceiro quer atingir:

Facebook: essencial para público-alvo acima de 35 anos;

Instagram: principal rede social da maioria das pessoas abaixo de 34 anos;

YouTube: plataforma interessante para quem quer gerar valor por meio de conteúdo informativo (vídeo), como dicas e detalhes dos serviços e produtos;

TikTok: embora seja acessado principalmente por adolescentes, pode ser uma opção viável caso a vidraçaria tenha um perfil mais divertido.

Para as duas primeiras, é possível e recomendável impulsionar conteúdos (pagar para a publicação ter maior alcance) nas regiões em que eles atuam, o que faz crescer a visibilidade e pode ajudar muito a aumentar o fluxo de clientes por esses meios.

Perfil da Silvestre Vidros no Instagram: lives mostram trabalhos diferentes que a vidraçaria pode fazer.

Perfil da Silvestre Vidros no Instagram: lives mostram trabalhos diferentes que a vidraçaria pode fazer.

 

Pensar novas formas de usar esses espaços também pode ajudar a alavancar seu negócio. A vidraçaria paulistana Silvestre Vidros, por exemplo, tem promovido lives (transmissões de vídeo ao vivo) no seu perfil no Instagram com arquitetos convidados. “Está sendo muito legal. Como, geralmente, os arquitetos e designers se conhecem, eu escolho um profissional que gosta de fazer as coisas fora das aplicações tradicionais, para mostrar os trabalhos diferentes que a gente pode fazer”, explica Andrea Oliveira, sócia-proprietária da vidraçaria.

 

Capacitação a distância (EAD)
A Internet é uma das poucas ferramentas que conseguem chegar até o público na quarentena — e as empresas que dedicaram atenção aos meios digitais têm colhido resultados. Tanto a Fazolim como a Silvestre já realizavam cerca de 80% de suas vendas por meio delas mesmo quando o atendimento era presencial. Com isso, o impacto da crise sobre ambas acabou sendo muito menor do que numa vidraçaria com pouca estrutura no marketing digital.

Para o vidraceiro que quer se aprofundar nessa área, o ensino a distância (EAD) pode ser de grande ajuda. “Nessa modalidade existem vários cursos de capacitação, webinars e lives gratuitos”, explica o professor Marquezi, da ESPM. “Há um processo muito grande de evolução nas comunicações, vale a pena dar uma olhada nas oportunidades do mercado.”

Abaixo, há links para treinamentos online gratuitos. Dedicar um pouco do seu tempo livre para acompanhá-los pode fazer toda a diferença para o destaque digital da sua empresa.

– Fique por dentro dos dias e horários dos cursos online do programa Pocket Live ESPM: www.espm.br/educacao-a-distancia/pocket-live/

– Confira o curso online Marketing Digital para Empreendedores, do Sebrae: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-o-empreendedor,f870b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

– Conheça o curso online Sua Empresa nas Redes Sociais, do Sebrae: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/sua-empresa-nas-redes-sociais,2fb0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

– Acesse os materiais disponibilizados pela Ingage Digital sobre o assunto: ingagedigital.com.br/materiais/

Este texto foi originalmente publicado na edição 569 (maio de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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