Gestão empresarial em tempos de crise
10/09/2015 - 10h30
Escrito por Tom Coelho
Nossa atual conjuntura aponta para a queda de 1% a 2% do PIB neste ano. A inflação ultrapassou a meta, os gastos públicos bateram recorde, a renda per capita encolheu e a indústria perde continuamente participação no PIB nacional. Especialistas concordam que a correção da rota passa pelas reformas política, fiscal e tributária. O governo precisa elevar sua poupança, reduzir gastos e investir em infraestrutura. É necessário aumentar a arrecadação, mas diminuir a carga tributária para estimular a produção e elevar a competitividade.
Enquanto esses impasses são discutidos, cabe aos empresários cuidar de seus próprios negócios. Seguem sete passos para reflexão:
1. REPENSAR O NEGÓCIO — Analise seus produtos e/ou serviços considerando as demandas dos consumidores e as ações da concorrência. Você poderá concluir que é hora de reduzir seu portfólio, enfatizando os itens em que sua competitividade seja maior, ou ampliar a carteira, buscando atingir novos nichos.
2. PLANEJAR — Elabore um plano estratégico para um horizonte mínimo de doze meses, tendo em vista três cenários possíveis: estagnação, retração e evolução. Prepare-se para agir diante de qualquer situação conjuntural.
3. REDUZIR CUSTOS — Verifique todos os seus processos e identifique meios para cortar custos sem impactar a qualidade. Isso poderá conduzir à necessidade de investimentos em infraestrutura, possibilitando elevar a capacidade de fazer mais e melhor com menos.
4. ADMINISTRAR AS FINANÇAS — A falta de capital de giro é um dos maiores problemas corporativos. Por isso, é necessário ter austeridade na gestão do caixa. Isso significa cuidado na obtenção de crédito e vigília dos índices de endividamento. Atenção também com as vendas a prazo e com o sistema de cobrança dos inadimplentes.
5. CAPACITAR A EQUIPE — O caminho para elevar a produtividade e competitividade passa pelo investimento em sua equipe. Cabe a você instruir, treinar e desenvolver seus funcionários. Assegure-se de que estão alinhados à cultura de sua empresa, que conhecem seus produtos e/ou serviços e que entregam aos clientes um atendimento exemplar.
6. VENDER MAIS — O coração de qualquer empresa está no departamento comercial. Para apoiá-lo, acione os mais diversos instrumentos de marketing, buscando mostrar ao mercado seus diferenciais. Escolha os meios e veículos adequados para divulgação e não desconsidere a força das mídias sociais.
7. ADMINISTRAR IMPOSTOS — Consulte seu contador sobre a viabilidade em alterar seu regime de tributação do lucro real para o presumido ou aderir ao Simples. Pergunte também sobre outras formas de redução legal de tributos.
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Tom Coelho é educador, palestrante em gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em dezessete países e autor de sete livros.
www.tomcoelho.com.br
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