Vidroplano
Vidroplano

Lazer com reflexão

18/12/2018 - 10h30

Summer Glass: esse foi o nome escolhido para o 9º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros. O evento, que reúne profissionais do nosso setor dos três Estados da Região Sul, foi realizado de 22 a 25 de novembro no resort Águas de Palmas, no município de Governador Celso Ramos (SC), sendo organizado pela Ascevi-SC e pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais do Estado de Santa Catarina (Sindicavidros), em parceria com a Adivipar-PR e o Sindividros-RS.

Segundo avaliaram os organizadores, o encontro foi um grande sucesso: 211 participantes acompanharam a programação contemplando a troca de conhecimentos e oportunidades de networking e lazer, incluindo palestras, estandes com novidades das empresas patrocinadoras e shows de bandas.

Um por todos, todos por um
IMG_0017 cópia

“Contamos com ótimas palestras e tivemos um momento de confraternização para os vidreiros da região. Atividades como essa fortalecem nosso mercado como um todo.” Esse foi o sentimento de Lino Rohden, presidente da Ascevi, ao fim do congresso, que contou com o apoio da Abravidro, KLA Escola de Negócios e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

A associação vidreira, aliás, foi representada por seu presidente, José Domingos Seixas, e pela superintendente Iara Bentes, que também é editora de O Vidroplano. Domingos, na cerimônia de abertura, destacou a importância do associativismo para a economia em geral e de eventos que reúnam os empresários: “É somente com a união de todos que o mercado vai se envolver cada vez mais em melhorias para todos os setores.”

Adaptando-se às mudanças
vp_encontro2-NOVO
As palestras abordaram temas como gestão eficiente, felicidade pessoal e visão de futuro. Este último foi explorado por Alexandre Pestana, ex-presidente e atual terceiro-vice-presidente da Abravidro, na apresentação Tempestade vidreira: quem são os sobreviventes?. Sexto palestrante a falar, ele fez uma breve retrospectiva dos últimos anos – que teve um período de grande aquecimento e desenvolvimento seguido por uma forte crise – e alertou os empresários para estar atentos às tendências do mercado e adaptar-se ao novo ambiente, chamando atenção para a Indústria 4.0 e a necessidade de investir no aumento da produtividade.

A primeira palestra do encontro, feita por Vanderlei Petri, teve como tema A importância do pacto de franqueza para a saúde dos negócios. Em seguida, Luiz Bagattini mostrou aos participantes a importância do lucro para a sobrevivência das empresas. Segundo ele, quando existem dívidas, é fundamental pensar positivo e não se concentrar somente no caixa da empresa, mas principalmente em produzir e fechar negócios.

A programação também contou com apresentações de Marcio Schultz (Felicidade pessoal e profissional), Glauco José Côrte (Panorama da economia brasileira e catarinense e perspectivas) e Vanessa Tobias (A natureza é perfeita. Encontre a sua).

Networking e descontração
20181123_1129
Durante os intervalos das apresentações, os participantes puderam visitar a Feira de Negócios. O espaço foi inspirado na Feira de Oportunidades do 13º Simpovidro, organizado em 2017, e contou com estandes das patrocinadoras (Agmaq, Arbax, Bottero, Diamanfer, ECG Sistemas, GDS, Glasspeças, Glaston, GR Gusmão, Intermac do Brasil, Junkes Ferragens, Lopes Máquinas, Ludufix, Muniz Representações, Tec-Vidro, Vetro Máquinas e Vidramaq). Em meio às rodas de conversa, vários participantes perguntaram aos representantes da Abravidro sobre a data e o local da próxima edição do Simpovidro, programado para 2019. A resposta é que a associação já está trabalhando em várias frentes pelo maior encontro do setor vidreiro no Brasil e informações devem ser divulgadas muito em breve.

Houve ainda tempo para visitar a praia e curtir toda a estrutura do resort, incluindo suas treze piscinas, sala de jogos, recreação, passeio de trenzinho, quadra de tênis, trilhas ecológicas e bar molhado. Incluam-se ainda como extras a mostra da tradicional renda de bilro por rendeiras da região e a apresentação do Boi de Mamão de Itapema, que garantiu a brincadeira principalmente das crianças, além de shows das bandas Dbregas Drama Band e Get Back.

“A equipe da Ascevi se empenhou muito para que o encontro fosse um sucesso, por isso, o resultado não podia ser diferente”, avalia Rohden. Samir Cardoso, presidente do Sindicavidros e tesoureiro da Ascevi, destaca a importância dos patrocinadores, apoiadores e parceiros para a realização do evento: “Com a ajuda dos patrocinadores e das demais associações, principalmente da Abravidro, conseguimos fazer muito com pouco e o nosso encontro não deixou nada a desejar para as outras iniciativas do setor. Assim, nós chegamos ao final dele com a sensação de dever cumprido”.

Este texto foi originalmente publicado na edição 552 (dezembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters