Vidroplano
Vidroplano

Levando o vidro para a sala de aula

20/09/2017 - 12h49

Apresentar o vidro a alunos e pesquisadores nas universidades e integrá-los ao debate sobre ele são ações essenciais para a Abravidro. Por isso, sua analista de Normalização, Clélia Bassetto, participou, em agosto, de dois eventos no Estado de São Paulo.

O modo correto de se trabalhar
A primeira dessas atividades foi o 2º Workshop Universidade-Indústria em Materiais Vítreos. Realizado no dia 30 de agosto, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), e organizado pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação em Materiais Vítreos (Certev) e Comissão de Vidros da Associação Brasileira de Cerâmicas (Abceram), o evento mostrou em palestras o prejuízo que as empresas vidreiras sofrem com a ignorância em relação a suas tecnologias e seus processos industriais.

A apresentação de Clélia focou especialmente na norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, destacando o custo que o desconhecimento representa para as empresas e para toda a sociedade quando o vidro é usado de forma errada.

vp_universidade2Vidro em detalhes
No curso de extensão Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizado de 25 a 31 de agosto, Clélia foi responsável pela introdução do módulo sobre vidros.

Realizado há quatro anos, esse curso é fruto da parceria da Mackenzie com a Abravidro, Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) e Instituto do PVC. As aulas do módulo de vidro foram ministradas por Danila Ferrari (foto ao lado), consultora técnica da Cebrace.

Fale com eles!
Abceram — abceram.org.br
Certev — www.certev.ufscar.br
EESC-USP — www.eesc.usp.br
Mackenzie — portal.mackenzie.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 537 (setembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters