Vidroplano
Vidroplano

Norma de esquadrias ganha mais uma parte

23/01/2019 - 17h30

A NBR 10821 — Esquadrias para edificações foi totalmente revisada em 2017, mas os trabalhos no documento não param. A Comissão de Estudos Especiais de Esquadrias (CEE-191), com participação do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), está produzindo a parte 7 da norma, chamada Esquadrias externas — Métodos de ensaio para fachadas em obra (in loco).

Conformidade de ensaios
Atualmente, a metodologia de ensaios cobre apenas as esquadrias externas fixas instaladas em edificações. Quando publicada, a nova parte especificará os requisitos para avaliação também nos sistemas móveis, como os maxim-ar. Segundo Fabiola Rago, coordenadora da comissão, engenheira e diretora do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (Ibelq), o trabalho é baseado nas normas estrangeiras da American Architectural Manufactures Association (AAMA). “Os membros participantes ainda estão analisando algumas propostas, entre elas a questão de quais metodologias adotar para as folhas móveis e fixas”, explica. No entanto, já se sabe que a norma criará um procedimento de ensaio diferente para cada aplicação:

– Ensaio de permeabilidade ao ar e à água com câmara instalada em obra, para avaliação de portas e janelas, com base na AAMA 502.
– Ensaio de permeabilidade ao ar e à água com câmara instalada em obra, para avaliação de sistemas de fachadas, com base na AAMA 503.
– Verificação de infiltração de água na fachada, nas partes fixas, com base na AAMA 501-2.

Tipologia nos ensaios
A parte 7 do documento vai atender as exigências das construtoras em relação à avaliação desses sistemas. “Após a aprovação e instalação das esquadrias da fachada, podem ser realizados os ensaios para entrega do empreendimento. Com isso, o consumidor não precisará mais ser quem ‘testa’ a fachada na prática, em situações desfavoráveis de chuva e vento”, destaca Fabiola.

A coordenadora ressalta ainda que os ensaios realizados em obra não excluem a necessidade dos ensaios de cada tipologia e sistema de esquadria, conforme a Parte 2: Esquadrias externas — Requisitos e classificação da NBR 10821. “Todos os ensaios realizados em obra têm a função de avaliar se a esquadria foi instalada corretamente, conforme indicado pelo projeto. Para escolha do método de ensaio, deve-se avaliar a tipologia da esquadria instalada.”

As discussões sobre as metodologias se estenderão pelo primeiro semestre deste ano. A previsão para a publicação, após passar pela consulta nacional da ABNT, é o primeiro semestre de 2020.

Este texto foi originalmente publicado na edição 553 (janeiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters