Vidroplano
Vidroplano


Palestra de Clóvis de Barros Filho é aula sobre ética e moral

26/11/2015 - 17h04

O advogado, jornalista e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP) Clóvis de Barros Filho terminou sua palestra ovacionado em pé pelos presentes na Plenária Simpovidro. Não para menos, pois sua apresentação foi uma verdadeira aula magna sobre ética e moral.

Com o tema Fidelidade: condição da confiança, o professor comentou sobre moralidade de forma bem ampla, não somente restrita ao campo dos negócios. Seus ensinamentos podem ser aplicados em qualquer aspecto da vida de uma pessoa. “Moral é sempre conjugada na primeira pessoa do singular, é você conversando com você mesmo”, afirmou logo no início.

Na sociedade ideal, a moral bastaria para uma convivência social saudável. Não seriam necessárias leis, fiscalização, prisões etc. Isso explica o conceito de ética: a inteligência compartilhada em prol do bem-estar de todos.

Segundo Clóvis, quem coloca suas vontades acima dessa convivência, cometendo qualquer tipo de corrupção e desvios morais em troca de vantagens e lucros, deve ganhar a alcunha de “canalha”. “A vantagem do canalha é sempre menor do que os prejuízos gerados para a sociedade”, analisou.

A cobertura completa do 12º Simpovidro estará na edição de dezembro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters