Vidroplano
Vidroplano

Novos requisitos para vidros resistentes ao fogo

18/12/2018 - 10h00

18O projeto de revisão da norma NBR 14.925 — Elementos construtivos envidraçados resistentes ao fogo para compartimentação já está em consulta nacional e pode ser acessado no site da ABNT (veja como na próxima página). O trabalho foi coordenado pelo Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-024) com participação da Abravidro.

Nova versão
A revisão da norma foi abrangente: além de receber um novo nome, o texto ganhou diversos complementos, tendo seu escopo aumentado em relação à classificação dos sistemas, levando em consideração os locais de instalação e a sua resistência, que agora estão dispostos em tabelas. No projeto de revisão, os conceitos de tempo de resistência, estabilidade e estanqueidade foram revistos. Além disso, foi incluído um novo requisito, a resistência à radiação. A analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto, explica cada um:

Resistência: o vidro precisa ser portante, ou seja, deve manter sua integridade e capacidade estrutural;
Integralidade: as peças não podem ter fissuras ou rachaduras que permitam a passagem de fumaça ou fogo;
Isolação térmica: deve isolar o ambiente termicamente;
Radiação térmica: deve restringir a irradiação do calor a um nível especificado.

Fique atento!
É fundamental ressaltar que o novo texto indica a avaliação do sistema resistente ao fogo como um todo, ou seja: o caixilho, a fixação e a vedação são tão importantes quanto o vidro e, quando ensaiados, devem apresentar, sempre que possível, dimensões compatíveis com as que serão instaladas.

Outra novidade relevante: a presença de informações sobre a composição química dos tipos de vidro com característica de resistência ao fogo.

Como participar da consulta nacional
O prazo é 7 de janeiro. Ao acessar o texto, é possível lê-lo na íntegra e enviar considerações sobre seu conteúdo.

– Para ter acesso ao material, é necessário fazer um cadastro simples no site da ABNT pelo link www.abntonline.com.br/consultanacional;
– Para quem já é cadastrado, basta acessar essa página e entrar com login e senha.

Este texto foi originalmente publicado na edição 552 (dezembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters