Vidroplano
Vidroplano

O nascimento do float

27/06/2022 - 11h49

Como se vê na seção “Aqui tem vidro” deste mês, nosso material ajudou a mudar o mundo para melhor ao longo da história humana. Mas um fato razoavelmente recente foi essencial para tornar nosso material um produto ainda mais consumido: o surgimento do processo de fabricação do float.

Além de ser o Ano Internacional do Vidro, 2022 marca os 70 anos do início das pesquisas para a criação desse modelo de produção. Em 1952, o engenheiro e empresário britânico Sir Alastair Pilkington começou a estudar, experimentar e aperfeiçoar uma forma de fabricar vidro baseada na flutuação: a massa de nosso material flutuaria em cima de líquidos, deixando-o com aspecto plano. Veja, passo a passo, o que resultaria, sete anos depois, no processo padrão para a fabricação de vidros no mundo.

– Existe um mito de que Sir Alastair tivera a inspiração quando lavava louça e viu óleo flutuando na superfície da pia cheia d’água. Apesar de curiosa, a história foi negada por ele mesmo. A ideia surgiu de forma bem mais simples, enquanto trabalhava;

– O primeiro experimento, de dezembro de 1952, gerou uma peça plana de vidro, apesar de imperfeita;

– Em 1955, o processo deixava de ser meramente experimental após a construção de maquinários próprios para a tarefa;

– Em julho de 1958, após cerca de 28 milhões de libras de investimento (o equivalente a 150 milhões de libras atualmente), ficava pronta a primeira peça feita inteiramente pelo processo de flutuação;

– O anúncio da técnica para o setor vidreiro mundial foi feito em 20 de janeiro de 1959. Sir Alastair não quis fazer um monopólio da tecnologia, licenciando-a para qualquer empresa interessada. A partir dessa data, a produção de nosso material nunca mais seria a mesma.

– Atualmente, existem quase 500 plantas de float espalhadas pelo mundo.

A presente seção, “Ano Internacional do Vidro”, celebrando a trajetória de nosso material e sua importância para a história humana, é uma contribuição de O Vidroplano ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2022.

Este texto foi originalmente publicado na edição 594 (junho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da imagem de abertura: thodonal/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters