Vidroplano
Vidroplano

O único caminho

16/06/2015 - 14h02

Às vésperas do carnaval, quando as vendas ainda não alcançaram o patamar que gostaríamos, acho importante retomar algumas mensagens registradas recentemente neste espaço.

Primeiro: muito cuidado com seus custos e com as políticas de preço desesperadoras. Elas não resolvem a situação e, pior, destroem seu concorrente e você mesmo. Tenha em mente que o desempenho da economia obedece a certos ciclos, reversíveis a qualquer tempo. O grande desafio é estarmos preparados para explorar a hora da virada. Isso envolve a formação e retenção de talentos, a atualização do parque fabril e a manutenção dos diferenciais competitivos da empresa.

 

Outro ponto: uma operação saudável em períodos de baixa depende muito da revisão dos processos internos. Persiga incessantemente a obtenção de ganhos de produtividade e melhore sua penetração de mercado, atingindo espaços que antes não eram ocupados por sua empresa.

 

Nessa linha, reforço aqui que, apenas em 2013, 70 milhões de m2 de vidros planos consumidos no Brasil foram aplicados em sua norma básica, sem qualquer transformação, ou seja, sem nenhum valor agregado – esse volume representa 1/3 de todo o mercado! Portanto, manter o ciclo de crescimento do nosso negócio a partir da qualificação do produto vendido é fundamental, inclusive para melhorar a segurança e a experiência do cliente com o uso do vidro.

 

E nesse momento de formulação de estratégias de sucesso, uma administração eficaz demanda bons referenciais. Com esse foco, iniciamos este mês, pelo quarto ano consecutivo, a coleta de números para o Panorama Abravidro, edição 2015. Esse estudo – que se tornou a maior fonte de conhecimento sobre o mercado vidreiro – chega à maturidade com alta confiabilidade dos participantes quanto ao tratamento dos dados e também reconhecido pela excelente qualidade de suas informações. Como sempre digo, esse resultado tão positivo depende da mobilização de cada processador vidreiro. Desde já, agradeço a sua participação.

 

Retomo a mensagem inicial com uma recomendação óbvia, mas imprescindível: vamos colocar menos atenção nos problemas e concentrar todas as energias nas soluções. Não há outro caminho!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters