Vidroplano
Vidroplano

O Vidroplano traça retrospectiva de 2021

21/12/2021 - 09h52

2021 foi um ano intenso para o setor vidreiro. Passamos da euforia pelo aquecimento do mercado no fim de 2020 à cautela pela piora dos indicadores econômicos, apesar de a construção civil permanecer bem ativa. Por isso mesmo, vale relembrar o que de mais importante aconteceu em nosso segmento para, assim, podermos nos preparar para 2022 – de preferência com a Covid-19 se tornando um assunto cada vez mais do passado.

JANEIRO

janeiro-siteAdeus à filial brasileira
Logo no começo do ano, a multinacional finlandesa Glaston anunciou o encerramento das operações de sua subsidiária brasileira. A fabricante de maquinários para processamento afirmou que buscaria fortalecer sua rede de parcerias na região como forma de assegurar a continuidade do suporte a equipamentos e serviços.

 

 

janeiro-2-siteUm brinde ao vidro líquido
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Constança, na Alemanha, publicou um artigo comprovando a descoberta de um tipo de vidro líquido, com elementos estruturais antes desconhecidos. A descoberta pode ampliar a forma como entendemos o funcionamento de nosso material.

 

 

 

janeiro-3-siteAbravidro investe nos cursos online
A entidade ampliou a oferta de cursos a distância para ser utilizada gratuitamente, pela Internet, por funcionários das empresas associadas. O número de treinamentos online disponíveis saltou de 40 para quase 350 nas áreas de administração, contabilidade, direito, finanças, gestão, liderança, idiomas, informática, logística, publicidade, marketing e também recursos humanos e vendas. Os conteúdos estão disponíveis em formato de videoaulas e pode-se assistir a eles em computadores, celulares e tablets.

 

 

janeiro-4-siteMudanças na ST em SP
O governo do Estado de São Paulo publicou o Decreto 65.471. Com o documento, ficou estabelecido que os vendedores de mercadorias adquiridas com substituição tributária (ST) devem recolher, em transações realizadas desde 15 de janeiro, a diferença do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado, caso o valor de venda tenha sido maior que sua Margem de Valor Agregado (MVA).

 

 

janeiro-5-siteAtenção aos resíduos
Também desde janeiro, as empresas em território nacional que eliminam resíduos (sejam perigosos ou não) precisam emitir o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). No documento devem constar todos os tipos de resíduo que a empresa produz, além da quantidade e informações sobre o transporte de cada um.

 

 

FEVEREIRO

fevereiro-1-siteNovidades na Vivix
Alex Martins assumiu, no início do mês, a função de gerente-comercial da usina para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Carioca e graduado em administração de empresas, Martins já passou por empresas como Ambev e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está na Vivix desde o início das operações da fabricante.

 

 

fevereiro-4-siteDireito renovado
No dia 19, o governo federal anunciou, em publicação no Diário Oficial, a renovação do direito antidumping definitivo, por prazo que pode chegar a até cinco anos. A decisão contempla as importações de vidros float incolores, com espessuras de 2 a 19 mm, originárias da China, Egito e Emirados Árabes Unidos e México (para este último, a medida foi renovada com imediata suspensão de sua aplicação). Não houve reedição da medida para as compras realizadas nos Estados Unidos e Arábia Saudita.

 

Luto no setor
fevereiro-2-siteNo dia 17, faleceu Marcos Espíndula, diretor da Vix Temper Indústria e Comércio de Vidros, no Espírito Santo.

 

 

 

 

fevereiro-3-siteOutra perda aconteceu no dia 21: morreu Nilson Francisco Sanson, sócio da Temper Glass, em decorrência de um câncer.

 

 

 

 

MARÇO

março-siteNovo sistema de distribuição
No dia 1º, a Cebrace se tornou distribuidora exclusiva dos vidros impressos fabricados pela Saint-Gobain Glass (SGG) para todo o território nacional. O objetivo dessa mudança é adequar a empresa às demandas do mercado e ofertar aos clientes portfólio mais amplo de produtos e serviços.

 

 

 

bavelloni-sitePresença no Brasil
A fabricante italiana de equipamentos para o processamento de vidros planos Bavelloni anunciou a abertura de uma nova filial no País. A unidade passou a ser responsável por consolidar e expandir a atividade de vendas de novas máquinas e ferramentas no mercado nacional, além de prestar suporte e fazer atendimento presencial.

 

 

março-2-site15º Simpovidro adiado…
Por conta das dúvidas em relação às condições e protocolos para a realização de eventos presenciais que existiam ainda no começo do ano, a Abravidro decidiu remanejar a 15ª edição do maior encontro vidreiro da América Latina para o último trimestre de 2022. “O Simpovidro reúne conteúdo e networking de toda a cadeia. Diante de tantas incertezas que podem comprometer a efetiva realização e qualidade do nosso evento, entendemos que a medida mais segura é o adiamento”, comentou à época o presidente da entidade, José Domingos Seixas.

 

 

março-3-site…e também a Glasstec
Mais importante feira do setor vidreiro mundial, a edição 2021 da Glasstec foi outro evento vidreiro a passar para o ano que vem. A mostra, que agora volta aos anos pares, será realizada de 20 a 23 de setembro de 2022. Espera-se que ela proporcione uma experiência híbrida, permitindo a presença física e também a participação digital a distância, nas conferências e em mostras especiais, como o Glass Technology Live.

 

 

março-7-siteCatálogo renovado
A Guardian anunciou duas novidades em sua linha de produtos: uma delas foi a tonalidade off white para o vidro pintado DecoCristal. A cor bege neutra se adapta a diversos ambientes e pode ser usada na decoração de interiores e indústria moveleira. A outra foi o lançamento do vidro de controle solar SunGuard Âmbar, revelado à imprensa em um encontro online, indicado para fachadas, decoração, interiores e também em móveis.

 

 

março-5-siteLuto no setor
No dia 3, faleceu, em Guarulhos (SP), Felipe Ramalho, sócio-proprietário da Palácio dos Cristais Vidros, em decorrência do agravamento de seu quadro causado pela Covid-19.

 

 

 

 

março-8-siteFachadas em discussão
Do dia 22 a 26, o portal Canal do Serralheiro realizou o Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas. O objetivo da iniciativa, que teve a Abravidro entre seus apoiadores, foi oferecer conteúdo técnico aos profissionais das indústrias de esquadrias, assim como a arquitetos e engenheiros, reunindo especialistas para debater tópicos relacionados a esse tipo de estrutura.

 

ABRIL

abril-sitePausa para reforma
Ao longo do mês, a Guardian executou a manutenção preventiva do seu forno de Tatuí, interior de São Paulo. Segundo a usina, esse tipo de parada, realizado em média a cada três anos, tem o objetivo de manter a qualidade da produção dos produtos fabricados ali. Além disso, nenhum impacto foi causado no fornecimento de vidro aos seus clientes no período.

 

 

abril-2-siteNovos rumos
A arquiteta Claudia Mitne deixou a direção das áreas de marketing e produtos da processadora GlassecViracon. A profissional esteve na empresa por mais de duas décadas, tendo participado de projetos de referência nacional e internacional.

 

 

 

abril-3-siteLuto no setor
No dia 16, faleceu Claudio Acedo, diretor e fundador da Casa Mansur Vidros, em decorrência de complicações de saúde causadas pela Covid-19. Acedo atuou no setor por quase 50 anos.

 

 

 

MAIO

maio-1-siteO retorno das feiras
Do dia 6 a 9, o centro de eventos Shanghai New International Expo Centre (SNIEC), em Xangai, recebeu a China Glass, considerada uma das maiores e mais importantes feiras vidreiras do mundo. O número de visitantes e expositores acabou sendo reduzido, mas ainda assim a edição 2021 da mostra foi enorme: ocupou 7 pavilhões inteiros, num total de mais de 90 mil m², contando com a presença de mais de 900 empresas.

 

 

maio-panoramaNúmeros do setor
Maio também foi, como já manda a tradição, o mês do Panorama Abravidro, o único estudo econômico e produtivo sobre a produção vidreira nacional, feito com base nas informações fornecidas pelos processadores de todo o Brasil. Os principais indicadores mostraram crescimento do setor em 2020 na comparação com 2019. O faturamento foi de R$ 5,2 bilhões, 12% a mais do que no ano retrasado. A produção também cresceu: o volume de vidros processados produzido em 2020 alcançou o maior nível desde 2015 – e, em relação a 2019, são quase 8 milhões de m² a mais.

 

 

maio-2-siteComemoração
A Abravidro comemorou o 18 de maio, Dia do Vidraceiro, com uma série de ações especiais na Internet: indicou os projetos que podem ajudar esses profissionais no dia a dia do trabalho, como a campanha #TamoJuntoVidraceiro e o programa De Olho no Boxe; elencou as cinco reportagens do site mais acessadas no último ano com temas de interesse para os vidraceiros (entre os assuntos estavam o trabalho com vidros de grandes dimensões, dicas para vedação e a forma correta de se instalar espelhos); e também utilizou o Facebook e Instagram com postagens especiais.

 

JUNHO

junho-1-siteGlass South America adiada
Junho começou com a notícia do adiamento da principal feira vidreira da América Latina, a Glass South America, para 2022. A NürnbergMesse Brasil (NMB), organizadora do evento, anunciou a nova data: 29 de junho a 2 de julho do próximo ano, no centro de exposições São Paulo Expo, capital paulista. A decisão foi tomada de maneira conjunta pelos players envolvidos com o evento, incluindo a própria NMB, a Abravidro (parceira exclusiva) e os expositores, devido ao cenário ainda incerto à época em relação ao ritmo de vacinação e ao contexto das empresas de outros países.

 

 

direto-da-abravidro2Primeira do ano!
Nos dias 24 e 25, a Abravidro formou a primeira turma do módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoque (PPCPE), parte da Especialização Técnica Abravidro, de 2021. A retomada das aulas veio como resposta às demandas do mercado nacional, com diversas processadoras demonstrando interesse em atualizar seus conhecimentos nessa área.

 

 

JULHO

julho-2-siteLançamentos no mercado
Dois produtos entraram para o catálogo da AGC: o Sunlux Shadow Azul, vidro de controle solar com aparência refletiva azulada, indicado para projetos corporativos, e o Planibel Easy Covid, cuja superfície tem um revestimento metálico que acelera em 37,5% a destruição de 90% de partículas Sars-CoV-2 (o vírus responsável pela Covid-19).

 

 

 

julho-4-siteGerência nova na AGC
Rafael Klein Nunes assumiu o posto de gerente-comercial da Divisão de Construção Civil e Indústria para América do Sul da AGC. O profissional é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em marketing pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Universidade Federal do Paraná (ISAE/UFPR) e MBA executivo pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP).

 

 

julho-3-siteLuto no setor
No dia 3, morreu João Arão de Oliveira, fundador da processadora maranhense DVM Vidros, aos 74 anos de idade. A DVM Vidros começou a operar em 1984, em Imperatriz (MA).

 

 

 

julho-5-siteAnúncios de peso
A Cebrace comunicou ao setor vidreiro nacional que Manuel Corrêa, executivo do Grupo Saint-Gobain, passou a ser diretor-executivo da empresa, ao lado de Leopoldo Castiella. Corrêa assumiu o cargo ocupado há sete anos por Reinaldo Valu, que deixou a companhia para novos desafios dentro do Grupo Saint-Gobain. A outra notícia alterou de forma significativa o setor de vidros impressos: a marca Saint-Gobain Glass, única fabricante do material em nosso país, deixou de ser usada e os produtos passaram a integrar o portfólio da Cebrace.

 

AGOSTO

agosto-1-siteMudanças nos cálculos
Entraram em vigor no Estado de São Paulo novas Margens de Valor Agregado (MVAs) para materiais de construção – entre eles, os diferentes tipos de vidro plano. Segundo a Portaria CAT 55, as alíquotas estarão em vigor até 30 de novembro de 2022.

 

 

 

agosto-2-siteDe olho na privacidade
Também no começo do mês, começaram a valer multas e demais sanções para empresas que não cumprirem as indicações da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709/18). Baseada em legislações internacionais a lei visa a atualizar e a tornar mais robustas as regras de coleta e uso de dados de pessoas. O intuito é proteger a privacidade e resguardar os titulares dos dados de vazamento e/ou uso indevido.

 

 

agosto-3-siteInquebrável?
Cientistas da Universidade Yanshan, na China, criaram o que a comunidade cientifica tem classificado como o vidro mais resistente do mundo, de dureza similar à do diamante. Uma análise publicada na revista National Science Review demonstrou que esse vidro alcança 113 gigapascals em um teste de dureza – diamantes, considerados o material mais duro da natureza, pontuam, em média, 50 a 70 gigapascals nesse mesmo teste.

 

 

agosto-4-siteNos céus paulistanos
São Paulo ganhou um novo ponto turístico: o Sampa Sky. Localizado no 42º andar do edifício Mirante do Vale, no chamado Centro Velho da cidade, é formado por dois decks retráteis feitos inteiramente de multilaminados – ali, os visitantes têm a sensação de flutuar pelos céus.

 

 

 

agosto-6-siteVidro na universidade
A turma do “8º Curso de Extensão Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, participou do módulo sobre vidros, o qual teve aulas ministradas por Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, e também por Débora Constantino, consultora técnica da Cebrace, empresa parceira da Abravidro no módulo desde a 1ª edição do curso.

 

 

agosto-7-siteLuto no setor
No dia 17, faleceu Milton de Oliveira, fundador da processadora Mary Art, de Guarapuava (PR), aos 82 anos. A família de Oliveira é bastante atuante no segmento: sua filha, Rosemari Bremm, é membro do Conselho Fiscal da Abravidro; seu neto, Lucas Bremm, é o atual presidente da Adivipar.

 

 

 

agosto-9-aiteConhecimento técnico
Nos dias 12 e 13, a Abravidro realizou a segunda turma do PPCPE de 2021. 21 profissionais participaram da edição, em busca de atualizar seus conhecimentos e melhorar processos.

 

 

 

 

agosto-5-sitePrimeira prática recomendada vidreira
A ABNT publicou a ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada voltada para a construção civil sobre o uso do nosso material. O principal objetivo da ABNT PR 1010 é disseminar informações técnicas a respeito da especificação de vidros de forma mais didática e simples de entender.

 

 

 

agosto-8-siteProjetos premiados
No fim do mês, em cerimônia online foram anunciados os trabalhos vencedores do 8º Prêmio Saint-Gobain Asbea de Arquitetura. A premiação – que teve a Abravidro entre seus apoiadores – foi promovida em conjunto pelo Grupo Saint-Gobain e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea). A obra mais laureada do dia foi o Terminal Internacional de Passageiros do Aeroporto de Florianópolis, criado pelo escritório Biselli Katchborian Arquitetos Associados: com vidros laminados de controle solar, venceu como Melhor Projeto da Edição e 1º lugar na modalidade Edificação Institucional (Categoria Profissional).

 

agosto-10-siteCuidado com vidros em condomínios
Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro, participou do workshop O Que Preciso Saber Sobre os Vidros Aplicados no Condomínio para Evitar Acidentes, evento promovido pelo Sindividros-RS como parte das ações do programa Qualividros. Vera falou da importância da norma técnica para evitar acidentes ocasionados pela aplicação incorreta de nosso material, além de detalhar as características dos vidros de segurança.

 

SETEMBRO

 

setembro-3-siteShowroom itinerante
A Cebrace lançou o GlassTruck, um showroom itinerante. Montado num caminhão, com o objetivo de visitar clientes por todo o País, ele leva amostras de produtos, ativa contatos e realiza eventos. O cliente tem ainda o acompanhamento do consultor mais próximo do local para dar o suporte necessário sobre questões técnicas dos materiais.

 

 

 

setembro-5-siteTendências transparentes
O retorno presencial da Casa Cor São Paulo, a principal mostra de arquitetura das Américas, confirmou o papel de extrema importância do vidro no design de interiores no pós-pandemia. Seja por meio de tendências inéditas ou pelo resgate de conceitos tradicionais com um toque de inovação, nosso material se mostrou em alta nos ambientes do evento, em soluções que incluíram espelhos em formas livres e orgânicas, tampos de mesa artísticos e maior presença de chapas coloridas.

 

 

setembro-2-siteMudança na Guardian
Renato Sivieri deixou a diretoria-comercial para a América do Sul da usina e passou a responder pelo time de Marketing para as Américas, com base em Michigan, Estados Unidos. Com a mudança, o atual country manager da Guardian no Brasil, Renato Poty, passou a ter maior participação nas atividades da área comercial.

 

 

 

setembro-4-siteParceria com vidraceiros
A Vivix se uniu a empresas do setor da construção civil para promover um programa de recompensas para vidraceiros, realizado por meio da startup Juntos Somos +. Para participar, o profissional precisa se cadastrar gratuitamente no programa e, sempre que comprar produtos da Vivix, deve enviar a foto do comprovante pelo WhatsApp. Após juntar determinada quantidade de pontos, basta acessar o catálogo de prêmios para trocá-los por produtos e serviços.

 

 

setembro-6-siteFeira nos EUA
Do dia 13 a 15, na cidade americana de Atlanta, a edição 2021 da GlassBuild America reuniu mais de 5 mil participantes, de 35 países diferentes. Apesar de a quantidade de visitantes ter sido reduzida, devido à Covid-19, a entidade organizadora da feira, a National Glass Association (NGA), considerou que o resultado final superou as expectativas.

 

 

 

setembro-7-siteUso da ISO no Brasil
O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) começou um grupo de estudos para avaliar a adoção da ISO 9050:2003 como norma brasileira. Esse documento especifica os métodos de determinação dos valores de luz e calor para vidros aplicados em fachadas de edificações.

 

 

 

setembro-8-siteEsquadrias na Internet
A edição presencial da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua) ficou para 2022, mas nos dias 29 e 30 foi realizada a Fesqua Virtual, reunindo diversos players dos segmentos de esquadrias, fachadas, vidros, acessórios, componentes, máquinas e equipamentos para a indústria, em uma versão totalmente online.

 

OUTUBRO

outubro-1-siteMostra italiana
Um dos mais tradicionais eventos do vidro na Europa, a Vitrum recebeu mais de 6 mil visitantes nos dias 5 a 8, no centro de exposições Fiera Milano Rho, localizado na comuna de Rho, próximo a Milão. 120 empresas de 16 países mostraram seus produtos. Um destaque foi a Vision Milan Glass Week, espécie de festival com o objetivo de levar a indústria vidreira para mais perto do cidadão comum. A programação da edição 2021 se espalhou pela cidade de Milão e incluiu exibição de obras de arte envidraçadas.

 

 

outubro-3-siteEm busca da qualificação
A última turma do PPCPE do ano foi organizada pela Abravidro nos dias 7 e 8. A procura por essas aulas teve início ainda em agosto, quando a entidade identificou que havia demanda pelo curso após as vagas para o grupo daquele mês se esgotarem.

 

 

 

outubro-2-siteEnfim, um evento presencial nacional
Nos dias 21 a 24 realizou-se o 10º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, organizado pela Adivipar-PR, em parceria com a Ascevi-SC e com o Sindividros-RS, foi o primeiro de grande porte de nosso setor em formato presencial desde o início da pandemia. A programação trouxe palestras com temas variados, um espaço para exposição de produtos das empresas apoiadoras e atividades de lazer para os profissionais vidreiros e suas famílias.

 

NOVEMBRO

novembro-1-siteVidro na construção em pauta
Novembro trouxe dois importantes eventos sobre o uso de nosso material na construção: o Seminário Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom) e o 4º Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie). A cobertura sobre ambos você lê na presente edição de O Vidroplano clicando aqui.

 

 


novembro-3-sitePapo sobre normas

No dia 24, a Abravidro participou do 12º Tecnovidro, organizada em versão online pela Amvid-MG e Sinvidro-MG como parte da programação do MinasCon 2021 (Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção). A coordenadora técnica Vera Andrade falou sobre como a prática recomendada ABNT PR 1010 vai ajudar a mais profissionais conhecer as exigências técnicas em relação aos vidros.

 

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 588 (dezembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters