Vidroplano
Vidroplano

Para sua vidraçaria: vá além! Encante seu cliente

21/06/2016 - 13h24

Você, vidraceiro, com certeza já deve ter ouvido falar no termo “valor agregado”. O conceito vem do marketing e significa fazer com que o produto ofereça mais benefícios do que o usuário espera. Um exemplo prático: o vidro, muito além do mero fechamento de vãos, pode atuar como elemento estético, de conforto acústico e térmico, trazer durabilidade a um móvel etc. Essa versatilidade é ainda mais visível nos vidros decorativos.

Em tempos de crise, saber vender seu produto é essencial — e um produto com alto valor agregado será vantajoso para você e seu cliente. Por isso, a coluna deste mês vai mostrar diversas soluções com esses vidros, sejam eles pintados, impressos, refletivos, opacos ou craquelados. Sabendo as diferentes formas de aplicar nosso material, você vai ganhar a confiança de seus consumidores e ampliar suas possibilidades de trabalho e lucro.

 

Como indicar vidros decorativos para seu cliente?

Conheça o produto
Saiba as características e benefícios dos vidros que você comercializa. “É preciso apresentar ao consumidor que o produto em um determinado ambiente ficaria muito mais agradável e com uma estética diferenciada”, ensina o gerente de Produção da Divinal Vidros, César Augusto Pereira. “Na maioria das vezes, o cliente nem sabe que os vidros decorativos existem e, por isso, acabam solicitando o básico”, afirma.

Mostre exemplos
Um detalhe importante na hora de convencer o cliente: tenha amostras e imagens das aplicações que você vai sugerir. Assim, ele vai saber exatamente o que esperar da instalação. “Normalmente, o cliente tem uma ideia sobre o que ele quer”, revela Carlos Duran, da Duran Vidros, especialista em soluções de decoração com nosso material. Ele comenta que cabe ao vidraceiro indicar o tipo do vidro que melhor se adapta à situação.

Custo x benefício
Um dos principais atrativos para o comprador. “Mostre que, além de beleza, os vidros também oferecem alta qualidade e segurança, entre outras características, unindo todos esses benefícios em uma única peça”, explica o gerente de Produção da processadora Palácio dos Cristais, Nilson Roberto Rocha. “Mesmo que tais opções tenham um custo um pouco mais elevado, é um investimento duradouro”, analisa.

Possibilidades inovadoras
Sempre explore os desejos do cliente. O vidraceiro deve estar antenado e capacitado para atender todo tipo de consumidor — a pessoa comum que precisa de uma solução simples para sua casa ou um arquiteto interessado nas últimas novidades do setor. “Por que indicar ao cliente um tampo incolor de acabamento simples se ele pode comprar, na mesma espessura, um vidro temperado pintado, com bisotê e cantos diferenciados?”, comenta o responsável pelo setor de Marketing da Vipel, Antônio Moreno Neto.

Facilidade de limpeza
Um dos maiores trunfos em relação a outros materiais. A limpeza é simples, feita geralmente com água e detergente neutro. “O vidro não mancha se, por exemplo, derrubarmos vinho nele, o que acontece com pedras porosas como o mármore”, reforça a arquiteta, consultora e escritora do blog All About That Glass, Monise Carvalho. “Além disso, o vidro é um material asséptico”, revela a coordenadora de mercado da Cebrace, Ana Carolina Granado, lembrando que o material não se contamina facilmente com bactérias.

 

Vidro impresso: texturas variadas

Características
“O produto tem a vantagem de ser adaptável a qualquer projeto arquitetônico”, confirma a responsável pelo Marketing da Saint-Gobain Glass, Marcela Félix Calabre. O coordenador comercial de Mercado Interno e Externo da União Brasileira de Vidros (UBV), Vitor Hugo Farias, fez uma lista dos principais benefícios desse material:

  • Privacidade, graças à textura existente na superfície das peças;
  • Luminosidade, já que permite a passagem de luz;
  • Durabilidade, pois disfarçam riscos e manchas;
  • Facilidade de limpeza.

Onde usar?

  • Boxes de banheiro, para garantir a privacidade do usuário;
  • Divisórias de ambientes e portas, tanto em projetos residenciais como comerciais. Aumentam a luminosidade do ambiente sem tirar a privacidade;
  • Piso de escadas, pois fornece não apenas uma estética diferenciada, mas também segurança, graças a sua textura antiderrapante;
  • Guarda-corpos e pisos. Podem ser instalados com aplicação de LEDs, cuja luz destaca o desenho presente na superfície do vidro e ainda funciona como complemento para a iluminação do ambiente.

 

Vidro pintado: cores por todos os lados

Características
Quando se pensa em decoração com vidro, é um dos primeiros tipos que vêm à cabeça. De preferência, deve-se escolher uma peça extra clear para a pintura, pois, assim, a massa do vidro não irá alterar a tonalidade da tinta aplicada. O material pode ser pintado a partir de duas técnicas:

  • Pintura a quente: o vidro deve passar por estufas de alta temperatura e forno de têmpera. “isso garante alta resistência, pois a tinta se funde ao vidro, não sendo possível removê-la”, ensina o diretor Comercial da Color Vidros, Vitor Maione;
  • Pintura a frio: a tinta seca em temperatura ambiente. Isso permite pintar qualquer tipo de vidro já processado (temperado, laminado, curvo, antirreflexo etc.).

Importante lembrar que as fábricas também possuem vidros desse tipo, que já são pintados no processo de fabricação. Uma grande vantagem está no fato de, em caso de troca de algum vidro instalado, a peça ter exatamente a mesma tonalidade da cor.

Onde usar?

  • Revestimento de paredes em geral. Uma solução inusitada é colocá-lo no lugar de um quadro negro em quartos infantis, escritórios e cozinhas. “Assim, é possível escrever com canetas próprias coloridas, sendo que a limpeza é muito simples, sem deixar poeira para trás”, explica a arquiteta Monise Carvalho;
  • Divisórias de ambientes e portas — de banheiros, por exemplo —, tanto em projetos residenciais como comerciais. O uso de ferragens especiais, com designs arrojados ou materiais nobres, pode valorizar ainda mais a presença do vidro;
  • Piso de escadas, trazendo mais brilho à estrutura do que um vidro comum. Porém, atenção: o ideal é instalar esse tipo em escadas com baixo tráfego de pessoas (em residências, de preferência);
  • Tampos de mesa e mobiliários em geral.

 

Vidros opacos: privacidade garantida

Características
O melhor exemplo é o vidro acidado. Além de serem opacos e foscos, podem ter desenhos ou letras em sua superfície. Ele é produzido a partir da aplicação de um ácido que o deixa com textura uniforme. Existe ainda o vidro jateado, com estética parecida, feito com pós abrasivos.

Onde usar?

  • Boxes de banheiro, para garantir a privacidade do usuário;
  • Divisórias de ambientes e portas, tanto em projetos residenciais como comerciais. Aumentam a luminosidade do ambiente sem tirar a privacidade;
  • Tampos de mesa, aparadores e mobiliários em geral;
  • O acidado é recomendado ainda para tampos de bancadas de cozinha. “Uma dica é pintar a face com brilho, o que deixa o tampo com uma cor acetinada muito bonita”, comenta a arquiteta Monise Carvalho. Não se recomenda fazer com jateados, pois a gordura pode manchar o vidro.

 

Espelho e vidro refletivo: ampliando os ambientes

Características
A capacidade de reflexão de espelhos e vidros refletivos pode ser explorada de várias maneiras. “Trazem leveza, modernidade e amplitude aos espaços”, comenta a gerente de Produtos da Vivix, Viviane Moscoso. Podem ser instalados em mobiliários e como revestimento, entre outras soluções.

Onde usar?

  • Revestimento de paredes, principalmente em banheiros, quartos e closets. Pode substituir espelhos emoldurados, deixando o espaço mais elegante e moderno;
  • Tampos de mesas e aparadores;
  • Portas de armários e guarda-roupas, para dar a sensação de que o local é maior;
  • Uma tecnologia interessante para ficar de olho e indicar aos clientes se chama magic mirror: um espelho com TV embutida. Ideal para divisórias e banheiros de suítes.

 

Vidro craquelado: a beleza das trincas

Características
Laminado composto por duas camadas externas de float e uma camada interna de temperado. Para ter o efeito de trincas, o temperado é quebrado — e as películas do laminado seguram todos os pedaços no lugar. É indicado para ambientes modernos, com estética futurista.

Onde usar?

  • Divisórias de ambientes;
  • Tampos e pernas de mesas e aparadores;
  • “Aplicar LEDs na lateral irá destacar a textura craquelada”, indica a arquiteta Monise Carvalho.

 

Atenção ao acabamento!
O acabamento do vidro também pode se transformar em elemento de decoração. Se o cliente não se interessar por um vidro diferente, mostre pra ele as várias opções de lapidação existentes, que vão além das tradicionais filete e meia cana: algumas delas incluem o bisotê, OG, 2G, 3G e bico de águia.

 

Nota: Até o fechamento desta edição, AGC e Guardian não responderam o contato da equipe de O Vidroplano. A AGC possui um site específico sobre o assunto: www.vidrosdecorativos.com

 

Fale com eles!
AGC — www.vidrosdecorativos.com
All About That Glass — www.allaboutthatglass.com
Brunete Fraccaroli — www.brunetefraccaroli.com.br
Cebrace — www.cebrace.com.br
Color Vidros — www.colorvidros.com.br
Divinal Vidros — www.divinalvidros.com.br
Duran Vidros— www.duranvidros.com.br
Guardian — www.guardianbrasil.com.br
Jóia Bergamo — www.joiabergamo.com.br
Maite Maiani — www.maitemaiani.com.br
Marcenaria Dedicatto — www.dedicattomobilia.com.br
Palácio dos Cristais — www.palaciodoscristais.ind.br
Patricia Martinez — www.patriciamartinez.com.br
Roberta Rocino — www.robertarocino.com.br
Saint-Gobain Glass — br.saint-gobain-glass.com
UBV — www.vidrosubv.com.br
Vipel — www.vipel.ind.br
Vivix — www.vivixvidrosplanos.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters