Vidroplano
Vidroplano

Participar da elaboração das normas ficou mais fácil!

18/08/2017 - 20h27

Em julho, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) e a Abravidro introduziram uma nova forma de participação nas reuniões da comissão de estudos que trabalha para a criação da norma dos vidraceiros. Profissionais de todo o Brasil agora podem fazer parte do debate, em tempo real, via Internet. A ferramenta que possibilita a participação remota foi disponibilizada pela ABNT, em atendimento a uma demanda antiga de vários setores da sociedade. Outras comissões também irão permitir a cooperação de empresas de várias regiões do País, como a que cuida da revisão da NBR 14697 — Vidro laminado e a do projeto do texto de vidro termoendurecido.

Ampliando a discussão
Desde 2016, quando a Abravidro iniciou o trabalho para a elaboração da norma de qualificação dos vidraceiros, temos visto crescimento no número de participantes. Com a novidade do acesso pela Internet, tivemos na reunião do mês passado trinta participantes de forma remota, além dos presentes na sede da Abravidro. “A busca para ampliar a participação de pessoas e empresas na elaboração das normas sempre foi uma bandeira da Abravidro e do CB-37”, comenta Clélia Bassetto, analista de Normalização da entidade. Para ela, com mais profissionais participando dos processos, a conscientização sobre a aplicação das normas técnicas também aumenta, trazendo mais segurança. É importante destacar a contribuição do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que tem a tarefa de elaborar um perfil profissional.

vidraceiroPara a coordenadora-técnica da Abravidro, Vera Andrade, o novo formato fluiu da melhor maneira possível. “Todos os participantes online tiveram a oportunidade de falar e apresentar suas posições em relação aos temas abordados.”

A tecnologia foi usada por profissionais da Bahia, Brasília, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e interior de São Paulo, entre outras regiões, alguns deles pela primeira vez participando da elaboração de uma norma. Também vale destacar a importância do grupo da Comissão de Estudos que tem participado presencialmente desde o início, contribuindo para a evolução do projeto, para o engajamento dos profissionais do setor e na divulgação do trabalho.

Alinhando o conteúdo
Neste ano, já foram realizadas seis reuniões com a participação de vidraceiros, processadores e instrutores de cursos — mesmo número de encontros do ano passado. A norma vai definir os parâmetros e requisitos para qualificar a profissão de vidraceiro. Isso permitirá que ele exerça seu trabalho com qualidade, dignidade, segurança e credibilidade por parte dos clientes. No momento, está sendo feita a estruturação do texto para se definir o tipo de conteúdo que fará parte de sua versão final.

Os padrões de desempenho também são discutidos, incluindo, por exemplo, a capacidade de identificar a necessidade de manutenção em instalações e de realizá-las.

Como participar das reuniões de normas pela Internet
onlineNão está em São Paulo durante os encontros da comissão de estudos? Não tem problema: agora, profissionais de qualquer lugar do Brasil podem participar em tempo real pela Internet.

Para isso, siga os passos abaixo:
– Envie um e-mail para cb37@abnt.org.br dizendo que tem interesse em fazer parte das reuniões;
– Você receberá um convite com um link para acesso à ferramenta;
– Faça o download da ferramenta e pronto!

Importante
Certifique-se de que seu computador tenha:
– Câmara
– Microfone
– Caixas de som
– Internet de banda larga de qualidade

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 536 (agosto de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters