Vidroplano
Vidroplano

Por um setor mais forte!

21/03/2018 - 17h29

Um dos objetivos da Abravidro é o desenvolvimento do setor vidreiro. Para que isso aconteça, é importante que todos os elos da cadeia sejam respeitados e tenham condições de realizar seus trabalhos.

Os vidraceiros são parte muito importante do segmento: é por meio deles que o consumidor final se relaciona com a nossa indústria. Por isso, a Abravidro sempre pensa em ações específicas para esse público (veja algumas iniciativas no quadro “Os precursores do #TamoJuntoVidraceiro!”).

Agora, a entidade lança uma nova campanha. O nome? #TamoJuntoVidraceiro! Ela foi desenvolvida para conscientizar os processadores sobre as boas práticas que eles devem ter com os vidraceiros quanto ao cumprimento das normas técnicas, atendimento, política comercial e orientações técnicas. Que tal conhecer mais sobre essa iniciativa e o que ela oferece?

logo_tamojunto_FINALParceria até no nome
O nome #TamoJuntoVidraceiro, com uma hashtag e uma expressão bastante informal, não foi decidido à toa. “Tudo foi pensado e escolhido para passar de forma direta a mensagem principal dessa ação: devemos atuar juntos, processadoras e vidraceiros, somando esforços a favor de nosso setor”, explica José Domingos Seixas, presidente da Abravidro. Exatamente por isso, a logomarca da campanha é um aperto de mãos, imagem que simboliza parceria, compromisso e responsabilidade entre os dois lados.

Seixas reforça que essa ideia de aliança está no centro de todo o trabalho da ação. “Para a Abravidro, sempre foi claro que o desenvolvimento do setor vidreiro só é possível e sustentável se todas as partes trabalharem juntas. Assim, sempre trabalhamos para aproximar todos os elos da cadeia vidreira, e o #TamoJuntoVidraceiro representa um passo novo e fundamental nessa direção”, afirma.

Ética entre as partes
A iniciativa surgiu a partir de um abaixo-assinado elaborado por Cirilo Paes, instrutor técnico da Glasspeças, e direcionado à Abravidro e ao Grupo Setor Vidreiro. O texto apresentava pontos fundamentais apontados por vidraceiros de todo o Brasil para o País ter uma indústria vidreira ética, que respeita seus clientes.

José Domingos Seixas, presidente da Abravidro: ‘O desenvolvimento do setor vidreiro só é possível e sustentável se todas as partes trabalharem juntas’

Defensora das boas práticas em todas as etapas do setor vidreiro, a Abravidro já era favorável aos pontos levantados no abaixo-assinado, como foi apontado por Alexandre Pestana, então presidente da associação, no editorial da edição nº 530 de O Vidroplano, publicada em fevereiro de 2017. Com isso, a entidade convidou Cirilo, Gabriel e os vidraceiros Carlos Eduardo Anibal Franco (proprietário da vidraçaria Vidro Box Amparense, de Amparo, SP), Daniel Estrela de Oliveira (sócio-proprietário da Vidraçaria Global, de Águas Claras, DF) e Thiago Boa Sorte (sócio-proprietário da vidraçaria CBS Vidros, de São Paulo), que fizeram parte do abaixo-assinado, para uma série de encontros nos quais discutiram como as reivindicações poderiam ser atendidas. O presidente da Abravidro, José Domingos, e a equipe técnica da entidade participaram dessas reuniões, além de Rafael Ribeiro, segundo-vice-presidente, e Alexandre Pestana, hoje terceiro-vice-presidente da associação. “A Abravidro nos atendeu da melhor forma, escutou nossos problemas e deixou claro que não prometia fazer milagres, mas que faria todo o possível para proporcionar um melhor entrosamento do setor”, observa Daniel, da Vidraçaria Global.

Vidro, só dentro das normas!
Além de contribuir com o desenvolvimento do mercado de forma sustentável, a campanha também foi planejada para divulgar o conteúdo das normas técnicas, tanto para os processadores como para os vidraceiros.

Para Carlos Eduardo, da Vidro Box Amparense, os materiais do #TamoJuntoVidraceiro (veja mais no quadro “Levando o conhecimento adiante!”) são muito importantes para esses profissionais: “Como há informações básicas que muitas vezes não chegam ao vidraceiro, ter a cartilha Aplicação do vidro na construção civil já ajuda bastante todas as partes do setor vidreiro a entrar em sintonia no cumprimento das normas”, avalia.

‘Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro, ressalta que as informações divulgadas pelo programa De Olho no Boxe foram importantes para desfazer a imagem negativa associada ao vidro devido a casos de pessoas que se feriram com a quebra do material em boxes de banheiro. A iniciativa permitiu que tanto vidraceiros como usuários finais soubessem identificar irregularidades na estrutura e entendessem a importância da manutenção preventiva. “O #TamoJuntoVidraceiro busca fazer o mesmo, mas abrindo seu foco para todas as instalações envolvendo o vidro”, comenta Gabriel.

Da Abravidro para todo o País
TMJNão basta alcançar só vidraceiros e processadores. Essas informações também precisam estar disponíveis aos arquitetos, engenheiros, especificadores e consumidores finais — afinal, sem acesso às recomendações sobre o uso correto do vidro, eles muitas vezes escolherão quem oferece preços mais baixos por produtos e serviços feitos de forma errada.

Pensando nisso, a Abravidro divulgará o #TamoJuntoVidraceiro em seu site e em todas as suas redes sociais, em palestras e — claro — aqui mesmo, em O Vidroplano. Além disso, a associação pretende destacar as ações das empresas processadoras de vidros que estejam alinhadas com nosso programa.

Um dos grandes espaços para a apresentação da campanha será o estande da Abravidro na edição deste ano da Glass South America, maior feira do setor vidreiro da América Latina. Por isso, quando for ao evento, não deixe de visitar o espaço!

A conscientização do setor não acontecerá instantaneamente, mas quem conheceu o #TamoJuntoVidraceiro está otimista. As palavras de Thiago Boa Sorte, sócio-proprietário da vidraçaria CBS Vidros, de São Paulo, resumem bem o sentimento de todos: “Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada. Aproximar e levar as boas práticas a todos os elos da cadeia vidreira é um processo trabalhoso, mas é muito bom saber que a Abravidro está ao nosso lado, abraçando essa iniciativa”.

Aprovação de quem conhece!
Antes do lançamento do #TamoJuntoVidraceiro, os profissionais envolvidos no texto do abaixo-assinado que motivou a criação da campanha viram em primeira mão os materiais dela. Veja o que eles acharam:

cirilo“Esses materiais com certeza ajudarão bastante a divulgar as práticas corretas para o trabalho com o vidro. Com eles, agora o processador ou vidraceiro não terá mais a desculpa de que não conhece as informações certas.”
Cirilo Paes (Glasspeças)

gabriel“O #TamoJuntoVidraceiro vai ajudar não só os vidraceiros, mas todo o mercado. Adequar todos os elos não vai ser um trabalho fácil, mas se todos os objetivos forem cumpridos, será maravilhoso.”
Gabriel Batista (Grupo Setor Vidreiro)

daniel“Com a cartilha da campanha, o problema de vidros sem conformidade com os projetos deve ser bastante reduzido, e quem trabalha errado vai acabar perdendo espaço no mercado.”
Daniel Estrela de Oliveira (Vidraçaria Global)

thiago“Com uma entidade altamente respeitada como a Abravidro mostrando as boas práticas, tanto as têmperas como os vidraceiros devem começar a trabalhar corretamente, procurando informações e seguindo as normas.”
Thiago Boa Sorte (CBS Vidros)

carlos“Essa campanha será muito importante para mostrar que, vidraceiros ou processadores, somos todos parte de um mesmo mercado: se todos trabalharem corretamente e se ajudarem, todos saem ganhando.”
Carlos Eduardo Anibal Franco (Vidro Box Amparense)

 

Levando o conhecimento adiante!
A falta de informações é um problema sério nos trabalhos com o vidro. Para ajudar a resolver a questão, a página da campanha #TamoJuntoVidraceiro no site da Abravidro traz materiais de apoio importantes — é só entrar, fazer o download e imprimir.

cartilhaAplicação do vidro na construção civil
Essa cartilha apresenta dados sobre os principais tipos de vidro e suas aplicações, conforme a norma ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações determina. É uma publicação bastante útil, principalmente para vidraceiros e instaladores, sobre as características dos vidros e suas aplicações.

Que vidro usar?
tabelaTrata-se de uma tabela, de consulta rápida e didática, que indica os vidros com uso permitido por norma nos diferentes tipos de aplicações. Quer saber que vidro pode ser usado em fachadas? Portas? Coberturas? Está tudo explicado nessa tabela!

boas_prticas_materia cópiaBoas práticas para processadores de vidros
Esse material indica as boas práticas que devem ser mantidas pelas empresas no relacionamento com os vidraceiros.

Aproveita, vidraceiro!
A cartilha e a tabela poderão ser usadas não apenas para consultas na hora de especificar o vidro. Com elas, você terá como mostrar para o consumidor qual é o vidro correto, segundo a ABNT, para cada tipo de aplicação.

 

Os precursores do #TamoJuntoVidraceiro!
norma vidraceiro

A nova campanha da Abravidro não é a primeira ação desenvolvida para os vidraceiros. As atividades da associação para esse público alvo incluem:

– Realização de palestras e treinamentos técnicos, promovidos junto às entidades regionais associadas à Abravidro, para formação e atualização dos vidraceiros.

Elaboração de norma pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), sediado na Abravidro, para estabelecer as competências que o vidraceiro deve apresentar.

– Reportagens da seção Para sua vidraçaria, publicada mensalmente em O Vidroplano.

– Programa De Olho no Boxe, elaborado para incentivar os vidraceiros a conhecer e seguir as determinações da NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança por meio de um site próprio com materiais de apoio, dicas de instalação e manutenção, informações sobre a norma técnica, vídeo explicativo e uma área para cadastrar sua empresa (que pode ser vista em uma página dedicada aos consumidores em busca de uma vidraçaria que ofereça os serviços de manutenção).

Artigos técnicos e dicas no site da Abravidro para o trabalho e a gestão nas vidraçarias.

– Série de vídeos Papo com o Vidraceiro, com explicações sobre temas ligados ao dia a dia desses profissionais.

Acesse o #TamoJuntoVidraceiro
CONFLICT CONCEPT ON TABLET PC SCREEN

Agora existe uma área aqui no site da Abravidro que reúne diversos materiais de interesse dos vidraceiros. O nome dela? #TamoJuntoVidraceiro!

Lá você encontra:
– Página da campanha, com os materiais disponíveis para download gratuito
– Acesso ao site De Olho no Boxe
– Todas as reportagens já publicadas na seção Para sua vidraçaria de O Vidroplano
– Os vídeos da série Papo com o Vidraceiro
– Informações sobre o andamento da norma do vidraceiro

www.abravidro.org.br/tamojuntovidraceiro

Este texto foi originalmente publicado na edição 543 (março de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.




Voltar

Itens relacionados ................................................................................................



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters