Vidroplano
Vidroplano


10º Encontro Sul-Brasileiro marca retomada de eventos presenciais

22/10/2021 - 15h06

A 10ª edição do Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros teve início ontem, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O evento deste ano é organizado pela Associação de Distribuidores e Processadores de Vidros do Paraná (Adivipar) em parceria com a Associação Catarinense de Empresas Vidreiras (Ascevi) e o Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS).

O encontro é um dos primeiros grandes eventos do nosso setor a ser realizado em formato presencial desde o início da pandemia. Esse fato foi bastante frisado em todas as falas oficiais durante a cerimônia de abertura, na qual as entidades vidreiras destacaram o reconhecimento à dedicação da Adivipar para que o encontro fosse possível e a emoção de participar de um evento presencial depois de tanto tempo.

José Domingos Seixas, presidente da Abravidro, cumprimentou a Adivipar pela realização do encontro, além de abordar em seu discurso os desafios que o setor vidreiro nacional vive com o desarranjo do mercado. Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, também está em Foz do Iguaçu.

Novidades
O 10º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros foi oficialmente aberto no palco por representantes das três entidades sulistas. A cerimônia também foi marcada pela posse de Lucas Bremm de Oliveira como novo presidente da Adivipar – embora ele já desempenhasse essa função desde o ano passado, a pandemia impediu que houvesse uma solenidade oficial em 2020 para isso.

Jaime de Paula Peicher, presidente anterior da associação paranaense, fez um balanço de seu mandato e das ações implementadas pela entidade nesse período. Em seguida, agradeceu pelo suporte da diretoria e associados da Adivipar. Por sua vez, Lucas falou dos seus sentimentos à frente da gestão atual, da vontade de que ela possa fazer sempre o melhor e agradeceu aos seus antecessores e à diretoria e associados pelo apoio.

O Sindividros-RS também teve novidades: seu presidente, Rafael Ribeiro, comunicou que o sindicato gaúcho comemorará os 80 anos de existência da entidade no dia 22 de novembro.

A Ascevi foi representada por Samir Cardoso, primeiro-tesoureiro da associação catarinense e presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais do Estado de Santa Catarina (Sindicavidros-SC), o qual reforçou a atuação das três entidades sulistas mesmo em tempos de pandemia.

Aprendizados sobre sucessão familiar e vendas
A programação de hoje teve início com a palestra Como fazer a sucessão familiar?, ministrada por Loren D Angelo, diretora da Dale Carnegie em Campinas e Região de São Paulo e consultora in-company para diversas empresas e segmentos no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. A importância da troca de conhecimentos entre os líderes atuais das empresas e seus filhos que virão a sucedê-los foi enfatizada por Loren: os líderes eficientes são aqueles que ouvem verdadeiramente e valorizam as opiniões dos filhos, enquanto estes tornam-se mais engajados com o presente e futuro das empresas quando seus pais mostram honestidade e integridade nas atitudes e são capazes de admitir quando estão errados.

O outro palestrante do dia, Marcos Sousa, diretor da Superação Treinamentos e Consultoria, falou sobre o tema Você realmente sabe vender? Adaptar os canais de vendas aos tempos atuais é essencial, não importando a faixa etária ou condição financeira do público alvo. De acordo com Sousa, 97% dos idosos acessam a Internet, enquanto 66% dos brasileiros são ativos nas redes sociais. Por isso, é importante que as empresas se façam presentes em espaços como o WhatsApp Business e Live Commerce.

A cobertura completa do 10º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros estará presente na edição de novembro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters