17º VidroSom discute a aplicação do vidro em fachadas
17/09/2024 - 13h55
A 17ª edição do Seminário de Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom) foi realizada no dia 13 de setembro, no auditório do centro de eventos paulistano São Paulo Expo. O tema do evento este ano foi Como trabalhar energeticamente os envoltórios de uma edificação: tipos de vidro, sustentabilidade e conservação de energia em fachadas.
O 17º VidroSom teve 202 inscritos, que acompanharam os temas atuais detalhados nas palestras do seminário. O professor e engenheiro Fernando Westphal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abriu o evento abordando mitos e verdades sobre vidros, esquadrias e eficiência energética de edificações; por sua vez, Hugo Martinez, coordenador do laboratório de ensaios acústicos da Universidade do Som, com bom humor, tirou a plateia do conforto lançando questões práticas sobre desempenho acústico – perguntando, por exemplo, o que acontece quando o vidro é plano mas a esquadria não é.
Edison Claro de Moraes, diretor comercial da Atenua Som, criador do VidroSom e da Universidade do Som, destacou soluções e inovações tecnológicas do vidro e de esquadrias apresentadas em eventos no exterior. Moraes também anunciou que a cidade de São Paulo sediará a próxima edição do Inter-Noise – maior congresso de acústica do mundo –, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2025; segundo ele, trata-se de uma grande vitória para a ProAcustica, cuja delegação esteve presente em Nantes, na França, onde obteve o sinal verde para trazer o Inter-Noise para o Brasil.
A programação do 17º VidroSom, realizado dentro da 15ª edição da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua), contou ainda com palestras da engenheira Danila Ferrari, coordenadora de Mercado da Cebrace (patrocinadora do evento, juntamente com o Grupo Saint-Gobain), que apresentou os principais benefícios do vidro insulado; da engenheira Michele Gleice, diretora técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), que destacou os principais requisitos normativos para fachadas cortinas; do engenheiro Fabrício Lucchesi, da Hygge Engenharia Arquitetônica, de Curitiba (PR), sobre a sustentabilidade em fachadas e soluções para a conservação de energia; e de Laura Ribeiro, da Saint-Gobain, apresentando um estudo sobre a eficiência energética e um sistema de fachada leve e de construção a seco da sua empresa.
Concurso Cultural de Desenho
Houve ainda espaço no evento para o anúncio dos vencedores do Concurso Cultural de Desenho “A poluição sonora e a minha vida”, reunindo alunos de escolas estaduais de sete a doze anos de idade e da Nova 4E – Entidade Especializada Em Pessoas Especiais.
Os trabalhos de quatro alunas do Ensino Fundamental da Escola Estadual Oswaldo Cruz, da Mooca, foram os melhores e ganharam, cada uma, notebooks oferecidos pelos patrocinadores. Uma aluna da Nova 4E também foi premiada.
Foto: Divulgação
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Nova edição de O Vidroplano revela os palestrantes do 16º Simpovidro
- Venda de vidros tem alta de 7,6% em setembro
- Conheça os palestrantes do 16º Simpovidro
- Flávio Málaga abordará governança financeira no 16º Simpovidro
- Sincomavi-SP anuncia webinários para outubro
- VidroCast: AGC busca estreitar relacionamento com os processadores