Vidroplano
Vidroplano


Abravidro participa do 1º Seminário de Vidros e Esquadrias da Amvid-MG

23/03/2018 - 12h05

Com público marcado pela diversidade de profissões — formado por vidraceiros, processadores, construtores, arquitetos e estudantes —, a Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid) organizou o 1º Seminário de Vidros e Esquadrias — Soluções Específicas para Edificações: Inovação, Especificação e Desempenho. O evento foi realizado no dia 20 de março na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, e contou com palestras da analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto.

 

Clélia falou em dois momentos. No primeiro, abordou vidros especiais, como refletivos, resistentes ao fogo, fotovoltaicos, blindados e multilaminados, entre outros, apresentando características, normas técnicas relacionadas e benefícios de cada um. Já em sua segunda apresentação, o tema foi o documento indispensável para quem trabalha com vidro: a norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. Clélia comentou ainda sobre as normas de produto específicas, como a de guarda-corpos e de envidraçamento de sacadas.

 

O evento também teve palestra do professor Fernando Westphal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que falou a respeito da aplicação do vidro na arquitetura e do uso de vidros de controle solar para conforto térmico. Outra apresentação com conteúdo técnico foi a do engenheiro mecânico Robson Souza, gerente do Programa Setorial da Qualidade de Esquadrias de Aço junto ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), e do engenheiro civil Roberto Matozinhos, consultor-técnico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na qual destacaram a importância da escolha correta das esquadrias para a eficiência energética das edificações.

 

Clélia fez um balanço do encontro, ressaltando a participação de diversos elos da construção civil: “É um sinal de interesse sobre as questões normativas, de entender o vidro e a esquadria como um sistema completo. A sinergia de assuntos entre os palestrantes também foi destaque. Estamos todos trabalhando em prol de um bem comum”. Devido ao sucesso, a Amvid já avisou que pretende dar continuidade ao evento nos próximos anos.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters