Vidroplano
Vidroplano


Arquiteto italiano abusa do vidro em pavilhão de 1 milhão de m²

04/07/2006 - 00h00

Uma das maiores obras da engenharia civil européia nos últimos tempos, o Pólo Feira de Milão (Nuova Fiera Commerciale di Milano, em italiano), projetado pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas e inaugurado em março de 2005, impressiona pela estrutura composta de aço e vidro que se estende por 1.300 metros.

O complexo, que ocupa um quarteirão inteiro de mais de 2 milhões de m², foi projetado para atender as exposições internacionais com o máximo de tecnologia. Mais de 750 milhões de euros (mais de R$ 2 bilhões) foram empregados durante os trinta meses da obra, o que significou, aproximadamente, 11 milhões de horas de trabalho.

Com lugar garantido
Fuksas criou uma estrutura de aço e vidro de 37 m de altura, chamada Vulcão, e uma longa cobertura ondulada, de 1.300 m de extensão, denominada Vela ou Véu. Mais de 100 mil peças de vidro compõem a estrutura da cobertura do novo pavilhão. Em alguns trechos, o teto chega a ultrapassar os 30 m de altura.

O vulcão cobre uma superfície de 4.300 m² e recebeu 57% de painéis de vidro duplo e 43% de painéis de alumínio. Já o véu, com sua altura variável de 16 a 23 m, cobre uma passarela e desce até o solo, formando algumas crateras. Sua estrutura é composta de vidro laminado de 8+8 mm e perfil de aço em malha reticulada (grelha), compondo losangos e conectada por meio de nós esféricos. Chapas de vidro duplo laminado foram fixadas por baixo dessa malha, com prendedores de perfis de aço.

Cobertura
O engenheiro-chefe Soeren Stephan, da Mero, empresa responsável pela cobertura da edificação, desenvolveu um sistema especial para executar a forma geométrica da malha proposta por Fuksas. Para isso, usou milhares de suportes e nós esféricos na armação, no vulcão e no véu.

O Novo Pólo Feira de Milão também pode ser considerado mais uma área de lazer italiana. Além das exposições, o centro oferece hotéis, cafés, restaurantes e lojas para seus visitantes.

Veja matéria completa na edição 402 da revista O Vidroplano, de junho/2006.

Confira a galeria completa de fotos do Novo Pólo de Feira Milão



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters