Vidroplano
Vidroplano


Avanços tecnológicos marcam palestras no segundo dia do 5º Simbrie

19/10/2022 - 17h54

No segundo dia da edição 2022 do Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie), organizado em formato online pelo Canal do Serralheiro, a tecnologia foi um dos temas centrais em discussão. Das tendências tecnológicas que vêm se estabelecendo com a economia 4.0 aos softwares que podem ajudar na organização das atividades das empresas de esquadrias, a mensagem deixada pelos palestrantes é que a busca pela renovação de conhecimentos e tecnologias é indispensável – quem não estiver atento a isso será deixado para trás pela concorrência. O evento vai até amanhã e tem apoio da Abravidro.

De olho no futuro

João Gomes, diretor comercial e de Marketing na Caixiave (indústria europeia de esquadrias) e presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (Anfaje), em Portugal, falou em sua palestra sobre qualificação, digitalização e economia 4.0, abordando como a Europa lida com os desafios e oportunidades ligados a esses temas. Ele destacou que, com a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, a Europa se viu obrigada a intensificar a evolução no conforto e eficiência energética nas edificações. Nesse sentido, a hiperconectividade – principal característica da 4ª Revolução Industrial, que está em andamento no momento – se faz essencial.

Gomes observou uma série de tendências tecnológicas na industrialização da construção, como o uso de realidade virtual e aumentada para proporcionar experiências imersivas com a obra a ser construída; a construção offsite (pré-fabricação de estruturas e módulos para montagem na obra); o uso de inteligência artificial e big data para análises preditivas a partir de algoritmos inteligentes; e a Internet das Coisas (IoT), proporcionando a conexão de dispositivos e sensores para controle remoto e automatizado. O palestrante também falou sobre o BIM (Modelagem da Informação da Construção), tecnologia cujo objetivo é melhorar a forma como os projetos são desenvolvidos, e como os ativos são geridos, facilitando, para todas as partes interessadas, o acesso à informação correta, na forma e no tempo certos.

Nesse novo cenário, Gomes reforçou que as empresas não são mais rivais para as quais o sucesso de uma significa o fracasso da outra, mas, sim, competidoras que podem e devem cooperar com a troca de conhecimentos e experiências para que todo o setor prospere.

A importância de um bom software

A palestra de Marcos Lemes, sócio-diretor na EsquadGroup, analisou como os softwares influenciam os resultados das empresas de esquadrias. Lemes explicou os diferentes tipos de softwares: os “de prateleira” (mais rápidos de desenvolver e instalar, mas com pouca ou nenhuma flexibilidade); os feitos sob medida (com muita flexibilidade, mas com o cliente dependendo do desenvolvedor para implementar as mudanças que considera necessárias); e os voltados para o segmento em que a empresa atua.

O palestrante observou que há muitas desvantagens para uma empresa de esquadrias que não usa um software para suas atividades, incluindo desorganização, dificuldade no controle de estoque, falta de otimização de tarefas e processos e o risco de cometer erros e repetir trabalhos. Esses programas são fundamentais para certas atividades, como a elaboração e acompanhamento de fluxo de caixa. Hoje, o mercado conta com softwares, como os desenvolvidos pela Esquadgroup, para integrar todos os processos de uma indústria de esquadrias – do orçamento e planejamento de produção aos trabalhos de corte, usinagem, embalagem, logística e instalação.

A apresentação abordou ainda as soluções mais recentes do mercado, contendo integração com BIM e exibição fotorrealista de projetos. No entanto, vale a dica de Lemes: antes de implementar esses programas, as empresas devem fazer a preparação técnica (entender como usar esses sistemas), processual (organização interna dos processos da indústria) e cultural (avaliar o que precisa ser mudado) de sua equipe.

Continue acompanhando o site da Abravidro para conferir os destaques de cada dia do 5º Simbrie. A cobertura completa do evento estará presente na edição de novembro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters