Vidroplano
Vidroplano


Bombeiros aprendem mais sobre vidros de segurança em Natal e Goiânia

01/06/2009 - 00h00

Como parte do trabalho que a Abravidro vem realizando em várias regiões do Brasil, a corporação de mais dois Estados assistiu palestras sobre a utilização de vidros na construção civil. O coordenador de Normalização do ABNT/CB-37 e CSM 21, Silvio Ricardo Bueno de Carvalho, apresentou o tema para as equipes técnicas de avaliação de projetos e de fiscalização de obras do Corpo de Bombeiros dos Estados de Natal e Goiânia. Em Natal, os participantes ainda contaram com as palestras ministradas por Carlos Henrique Mattar e Bárbara Ribeiro, representantes da Cebrace. Em Goiânia, foi a vez de Luiz Barbosa, da área de especificação técnica da fábrica vidreira, participar da apresentação.


O objetivo da Abravidro é formar parcerias com o Corpo de Bombeiros para que os vidros utilizados nas edificações sejam averiguados durante a vistoria para emissão do Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento obrigatório para a obtenção do Habite-se. Para isso, a exemplo do que já ocorre em Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais, a corporação de cada Estado precisa incluir em sua Instrução técnica as informações sobre o vidro adequado a cada aplicação, tendo como base as normas técnicas do vidro.


“Percebemos grande receptividade dos Bombeiros de ambos os Estados”, diz Silvio. Segundo ele, o próximo passo da Abravidro é promover capacitação para os oficiais responsáveis pelas vistorias nas edificações, principalmente nos Estados em que a Instrução técnica já tenha diretrizes sobre vidros de segurança.


 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters