Confiança industrial medida pelo FGV Ibre alcança maior nível do ano

29/05/2025 - 11h17
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) subiu 0,9 ponto em maio, alcançando 98,9 pontos, maior nível de 2025. Acesse o estudo aqui.
Em abril, o dado havia caído 0,4 pontos, a 98 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,2 ponto, para 98,4 pontos. Em maio, foi registrada alta da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais pesquisados, com piora nas avaliações sobre a situação atual e melhora nas expectativas em relação aos próximos meses.
“Apesar da perspectiva de melhora no curto prazo, os empresários têm um ambiente macroeconômico complexo. O conjunto de política monetária contracionista com a expectativa geral de desaceleração da economia pode refletir em um cenário difícil para a indústria no segundo semestre”, comentou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.
Expectativas dos vidreiros
Em linha com o incremento da confiança dos industriais revelada no ICI, o Panorama Abravidro 2025, edição deste ano do estudo econômico anual produzido pela Abravidro, revela crescimento nas expectativas dos processadores de vidro. 49,1% dos empresários esperam aumentar o faturamento neste ano, na comparação com 2024, enquanto 36,4% têm a expectativa de manter o valor alcançado no ano passado. Confira o Panorama Abravidro aqui.
Crédito da imagem de abertura: Freepik.com
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- GPD 2025 tem palestra brasileira e inovações para o vidro
- Brasileiros contam o que viram na China Glass 2025
- VidroCast entrevista Kilze Krauss, da Casa dos Espelhos (CDE), de Manaus
- Abravidro disponibiliza Panorama 2025 em inglês e espanhol
- Está aberta a votação para o 2° Prêmio Abravidro Glass
- Normas técnicas: Análise de votos da Consulta Nacional da ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações