Vidroplano
Vidroplano


Dia do Automóvel: vidro colabora com a modernização dos modelos

13/05/2021 - 10h08

Quando pensamos em tecnologia no setor automotivo, logo vem à cabeça a imagem de um carro sem condutor, os famosos veículos autônomos, movido a eletricidade, andando (ou flutuando?) pelas ruas. Mas você já parou para pensar que a evolução dos automóveis passará pelo uso de vidros modernos?

13 de maio é o Dia do Automóvel. Para celebrar essa data especial — o segmento automotivo é o 2º maior consumidor de vidros planos do País —, selecionamos três tecnologias criadas para melhorar a experiência ao volante nas quais o vidro é a grande estrela.

Realidade aumentada
Uma das promessas tecnológicas do setor automotivo é a realidade aumentada. Por mais estranha que possa parecer, a ideia é relativamente simples e se baseia na integração de informações virtuais com elementos do mundo real.

No caso dos carros, a expectativa é permitir que para-brisas projetem informações úteis, como localização, velocidade, indicadores de direção e gráficos que demostrem o que está acontecendo fora do veículo, como a travessia de um pedestre. Entre os benefícios dos para-brisas tecnológicos destaca-se a segurança: o condutor não precisará tirar os olhos da estrada para conferir, por exemplo, o caminho indicado pelo GPS.

Algumas empresas trabalham até mesmo com a possibilidade de transformar todo o vidro frontal em uma grande tela. O principal objetivo da tecnologia é fazer com que tanto motoristas como passageiros tenham, no futuro, uma experiência diferenciada com o automóvel.

De acordo com reportagem da revista americana Forbes, modelos de luxo de fabricantes como BMW, Chevrolet, Jaguar, Lexus, Mazda, Mercedes-Benz, Mini, Toyota e Volvo já contam com sistemas básicos de heads-up display (HUD, elementos gráficos para transmitir informações) nos vidros.

Retrovisor do futuro
Outra aposta que deve se tornar realidade é o chamado “retrovisor do futuro”. Com ele, será possível detectar pontos cegos e mostrar imagens deles, de forma a alertar quem estiver dirigindo sobre possíveis perigos. O principal objetivo é aumentar o campo de visão do motorista.

As montadoras não descartam a ideia de que esse novo sistema forneça dados complementares como a distância dos carros no entorno e a velocidade do veículo que se aproxima.

Visão híbrida
A evolução dos retrovisores parece ser a grande aposta para os próximos anos: montadoras estão estudando maneiras de desenvolver um retrovisor com visão híbrida, combinando imagens (em tempo real) da traseira e das laterais do veículo, criando assim uma vista panorâmica de tudo que estiver nos arredores.

A Honda anunciou no final de 2020 seu sistema de retrovisor lateral. A partir de estrutura formada por duas telas localizadas nos lados esquerdo e direito do painel, o motorista terá acesso a imagens ao vivo do tráfego nas laterais do carro.

 

Confira  outros conteúdos sobre a aplicação do vidro em automóveis:

https://abravidro.org.br/velozes-e-envidracados/

https://abravidro.org.br/conheca-mais-sobre-o-mercado-de-vidros-automotivos/



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters